O futuro (fraco) treinador do Sporting

Os últimos técnicos que lideraram o Sporting não alcançaram bons resultados, pelo que o futuro presidente verde e branco terá tido especial atenção na escolha do futuro treinador. Sendo que esse pormenor é por muitos, apontado como factor decisivo na hora de escolher em quem votar.

Depois de uma pré-fase onde todos afirmavam que iriam apostar em treinadores vencedores e com grande reputação internacional, a verdade é que dos 5 escolhidos nenhum (à excepção em parte de Rijkaard) corresponde a esses parâmetros. Ora na opinião do Visão de Mercado, a escolha dos 5 candidatos deixa bastante a desejar, contudo passamos de seguida a enumerar qual o melhor numa óptica de qualidade, ou falta dela:

1º - Rijkaard -  Parece unânime que o holandês, despedido do Galatasaray da Turquia e incapaz de realizar bons trabalhos fora da Catalunha até ao momento, é aquele que reúne mais consenso, a vitória que conseguiu na Liga dos Campeões, fala por si, contudo, a qualidade está na sequência dos bons resultados, e o ex-médio defensivo não foi capaz de dar essa continuidade, revelando muitas lacunas.
2º - Domingos - Já o frisámos várias vezes, é um treinador demasiado defensivo que poderá sentir dificuldades num grande. O Braga jogou com o factor surpresa na temporada passada, mas é bom ter em linha de conta que apenas competia no campeonato. Nesta época, com maior pressão, os bracarenses demonstraram muitas debilidades, pois com o Sporting tão apagado e com um Guimarães incapaz de fazer melhor, poderiam e deviam ter o terceiro lugar já garantido. O sucesso na Europa explica-se em parte pela estratégia mais defensiva, que passa por uma maior contenção, atitude que não é possível em 75% dos jogos do Sporting. Os minhotos têm uma equipa organizada e bastante competente a defender, mas limitadíssima a atacar. Para além disso, parece que o técnico tem alguns problemas em controlar o ego dos seus jogadores (Felipe, Mossoró). Contudo, o conhecimento do nosso campeonato, o facto de ser jovem e estar numa fase ascendente são pontos a seu favor.
3º - Zico -  Cujo último cargo tinha sido o de director no Flamengo. A verdade é que o brasileiro realizou um excelente trabalho no Fenerbahçe, só que desde então tem somado despedimentos em todos os clubes por onde passou, pelo que também não nos parece capaz de liderar o Sporting.
4º - Van Basten - Está no desemprego desde 2009 depois de uma experiência falhada no Ajax. E acrescenta a essa experiência 4 anos na selecção holandesa com algum bom futebol (algo que sempre aconteceu na Holanda e com Kuyt, Sneijder, Van Persie, Robben, etc, é o mínimo que se pode exigir).
5º - Dunga - Conta apenas com a experiência de ter orientado a selecção brasileira. É disciplinador, defensivo, mas o seu trabalho ainda é insuficiente para se poder fazer uma devido avaliação do mesmo.

Em suma, todos nos parecem incapazes de reabilitar o Sporting como um grande nacional. Seria necessário um treinador com pulso firme no balneário, experiente, que potencie os jogadores e, no caso dos leões, que aposte na formação. Contudo, não alteramos a opinião de que alguém minimamente competente faz um bom trabalho desde que rodeado por uma boa estrutura com jogadores de qualidade à sua disposição. Numa ordem preferencial, colocávamos Rijkaard, seguido de Domingos, Zico, Van Basten e, por último, Dunga.

PS - Alguns leitores têm feito comparações com os nomes de Adriaanse, Jesualdo, Jesus e AVB, que antes de chegar a Porto e Benfica nada tinham conquistado. No entanto, estes treinadores estavam numa fase ascendente da carreira, ao contrário dos nomes apontados ao Sporting (à excepção de Domingos) que têm estado no desemprego depois de serem despedidos dos seus últimos clubes. 

Consideram que os técnicos apresentados têm condições para efectuar um bom trabalho no Sporting? Que outros nomes gostariam de ver em Alvalade? Os sócios leoninos sentem-se enganados por lhes terem sido prometidos treinadores vencedores, e depois serem apresentados desempregados e com pouca experiência?

Etiquetas: ,