Eleições Sporting: Entrevista exclusiva Visão de Mercado a Bruno de Carvalho

O Visão de Mercado conseguiu uma entrevista exclusiva com Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho, sócio do clube leonino desde 1986 e 1º candidato oficial à presidência do Sporting Clube de Portugal. Vice-Presidente da Associação de Patinagem do Sporting Clube de Portugal e Fundador e Presidente da Fundação de Solidariedade Social Aragão Pinto concorre, até ao momento, com Dias Ferreira e Zeferino Boal, à sucessão de José Eduardo Bettencourt.

VM - O que é que o motivou a apresentar uma candidatura à presidência do Sporting?
Bruno de Carvalho -Sempre tive a ideia de me candidatar ao SCP quando tivesse 45 anos. A situação que se vive neste momento no clube e a minha experiência de quase 10 anos no SCP através dos Leões de Portugal, secção de hóquei do Sporting e a fundação Aragão Pinto levaram-me a apresentar-me já e a formar uma equipa com base num projecto vencedor para o SCP.

VM - Como é que analisa a pouca visibilidade que a Comunicação Social tem dado à sua candidatura?
Bruno de Carvalho - Cada candidato tem a sua estratégia. A nossa tem sido resolver as questões emergentes para o SCP sem "fanfarronices" ou folclore nos jornais. Quando tivermos tudo concreto teremos o respeito de mostrar a equipa aos Sportinguistas e depois então travaremos a batalha dos media.

VM - Caso venha a ser eleito no dia 26 de Março qual será a 1ª medida que irá adoptar?
Bruno de Carvalho - Analisaremos e reestruturaremos todos os departamentos do clube e do futebol.

VM - O que deseja manter e mudar no Sporting? É a favor de uma Auditoria externa e independente às contas de todas as empresas do Grupo Sporting, desde Junho de 1995?
Bruno de Carvalho - Desejo manter tudo o que o Sporting tem de bom potencial, tudo o resto é criar um novo ciclo de gestão eliminando tudo o que seja necessário através das 93 medidas que compõem o nosso programa.

VM - Como é que interpreta a presença de nomes como Paulo Pereira Cristóvão, Rogério Alves, entre outros, na lista de Godinho Lopes e de José Nobre Guedes, que foram os responsáveis pela reestruturação financeira do Sporting nos últimos 10 anos, com os péssimos resultados que se conhecem?
Bruno de Carvalho - Com preocupação forte em ganhar as eleições e sem preocupação nenhuma pelo SCP.

VM - Um tema que parece marcar estas eleições leoninas é a questão dos Fundos de Investimento. No caso da sua candidatura, apresenta o “Sporting Champions” no valor de 50 milhões de euros. Pode-nos dizer como espera executar esse plano?
Bruno de Carvalho - O fundo será um fundo fechado com investidores referenciados que será um músculo financeiro para reforço da equipa de futebol.

VM - No que diz respeito às modalidades, considera que o clube pode ser ainda mais eclético e, tal como nos anos 80, voltar a apostar no ciclismo, basquetebol, voleibol, etc? No seu projecto aponta como medida a implementar a criação das condições para a construção de um Pavilhão junto ao Estádio José de Alvalade. Como espera conseguir cumprir essa missão?
Bruno de Carvalho - Associando ao projecto de arquitectura um projecto financeiro que permitam dotar o mesmo de serviços que rentabilizem o espaço atraindo investidores. O pavilhão tem de ser uma realidade urgente mas estruturada e pensada para longo prazo, para que não corrermos o risco de o vendermos passado uns anos por falta de verbas para a sua manutenção.

VM - A Academia leonina é acusada de nos últimos anos ser dirigida por adeptos de clubes rivais e ter perdido critério ao nível do Scouting (nos últimos 3/4 anos poucos são os jogadores que se conseguiram impor na equipa principal provenientes de Alcochete). Que ideias tem para aquela que parece ser a menina dos olhos de ouro do Sporting?
Bruno de Carvalho - Existem pessoas de muito valor na academia como também existem pessoas que não estão a fazer o trabalho que se exige. A academia será parte integrante do departamento de futebol e como tal sofrerá uma remodelação a fim de potenciar todo o trabalho e ser de facto um meio de rentabilização financeira e suporte desportivo à equipa.

VM - No que diz respeito ao futebol. Como é que avalia a contratação de três treinadores e quatro directores desportivos pelo Presidente demissionário? Como é que interpreta as saídas de jogadores que foram dados como dispensáveis e que passado poucos meses estão a jogar em clubes rivais e com chamadas à selecção nacional (caso de Varela, Carlos Martins, etc.)?
Bruno de Carvalho - Que neste SCP a questão não está só em treinadores e jogadores até porque nos últimos 30 anos ganhámos 4 vezes e já tivemos muito bons. O único posto em comum do insucesso são os dirigentes e é isso que pretendemos alterar em 1º lugar. Quanto à segunda pergunta, são consequências normais de uma politica do futebol sem rumo nem nexo nos últimos 15 anos. É fundamental ter pessoas experientes e competentes e que vivam o SCP o para poder levar em diante um projecto de evolução do futebol desde as camadas de formação à equipa principal com grandes atletas e homens capazes de se bater 90 minutos ao serviço do grande Sporting.

VM - Paulo Sérgio será o seu treinador na próxima época?
Bruno de Carvalho - A questão do treinador acho que é simples, pois já não há condições nem para o SCP nem para Paulo Sérgio para prolongar esta relação profissional por muito mais tempo.

VM - No seu projecto apresenta algumas linhas em tudo semelhantes às que José Eduardo sugeriu na passada semana, poderá haver uma colaboração do ex-jogador leonino na estrutura de futebol do Sporting caso seja eleito?
Bruno de Carvalho - Tenho a certeza absoluta que José Eduardo faça ou não parte de equipas eleitorais, vai ser um homem muito importante para o nosso clube.

VM - Considerando que o Sporting desde 2001/2002 não vence o campeonato que medidas considera fundamentais para que o clube leonino não volte a estar quase duas dezenas de anos sem ser campeão?
Bruno de Carvalho - Mudar o ciclo com novas pessoas, novos pensamentos, novos projectos, ambição e orgulho em ser do Sporting.

VM - Até ao dia 26 de Março irá apresentar o seu futuro treinador, director desportivo e responsável pelo futebol? Os adeptos leoninos podem esperar uma revolução no actual plantel e a entrada de jogadores de qualidade indiscutível caso seja eleito?
Bruno de Carvalho - Já na próxima semana haverá grandes novidades, quanto à segunda pergunta os adeptos e sócios leoninos não podem esperar uma revolução no plantel, mas sim uma adaptação criteriosa do mesmo com novos elementos com qualidade e que permitam lutar e vencer o título já na próxima época.

VM - Como será a relação do seu Sporting com os outros denominados "grandes"?
Bruno de Carvalho - Cordial, mas sempre demonstrando que somos os melhores que somos o Sporting Clube de Portugal e estamos cá para ganhar sempre!

VM - ...para finalizar, uma mensagem para os adeptos e simpatizantes leoninos.
Bruno de Carvalho - Vamos reerguer o nosso orgulho em ser do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Muitos gostariam de ser mas não o são e juntos vamos conseguir isso. Sempre por um Sporting sem complexos.

Etiquetas: