Soluções de Mercado - Avançado

A chegada do mercado de Inverno é uma hipótese para os clubes efectuarem retoques nos seus plantéis ou garantirem jogadores para a próxima época. Ao fazermos uma análise aos ditos "grandes", existem lacunas que poderão ser colmatadas dentro em breve. Neste caso concreto, a posição de avançado necessita de ser reforçada essencialmente no Sporting. Os leões possuem apenas Postiga, Liedson e Saleiro no plantel, jogadores que não são garantia de golos. O ex-Porto não é um finalizador nato, o brasileiro está em fase descendente da carreira e Saleiro é a 3ª opção de Paulo Sérgio, e com quase 25 anos a sua margem de evolução não é grande. No Porto, Falcão assume-se como a primeira opção de André Villas-Boas, que conta com Walter como alternativa credível no banco de suplentes. Os Dragões necessitam apenas de um avançado mais forte fisicamente, que possa oferecer outras características ao ataque portista (ver aqui). O Benfica tem no paraguaio Cardozo um avançado eficaz, mas que poderá sair dos encarnados em Janeiro. Caso o melhor marcador do campeonato passado abandone o clube da Luz, Jorge Jesus ficaria apenas com Kardec, que ainda não provou o seu valor. O Sporting de Braga tem como titular Lima, que apesar de marcar golos de belo efeito, necessita de uma maior consistência no seu jogo. Meyong e Keita não têm sido utilizados por Domingos, e o senegalês poderá mesmo estar de saída do emblema bracarense. Como tem sido hábito, o Visão de Mercado avança com soluções possíveis para a realidade dos clubes portugueses, elaborando uma lista de potenciais reforços para qualquer um dos clubes.

Guilherme - Deu nas vistas ainda muito jovem no Brasileirão, transferiu-se para o Dínamo de Kiev mas tem sido pouco utilizado devido à concorrência de Milevskiy e Shevchenko. É um avançado de 22 anos e 1,75, rápido, tecnicamente evoluído e com um faro para o golo fora do comum. Remata muito bem de meia distância e seria uma mais valia no nosso campeonato.

Marcelo Moreno - Internacional pela Bolívia, está tapado no Shakhtar por Luiz Adriano e Eduardo, e depois de empréstimos sucessivos, poderia transferir-se para Portugal. Alto (1,87), o avançado de 23 anos é esquerdino e tem grande capacidade de finalização. Clubes brasileiros já demonstraram interesse na sua contratação, o que o torna acessível aos emblemas portugueses.

André - Também no Dínamo de Kiev, o avançado brasileiro transferiu-se para o clube ucraniano por 8 milhões de euros. É a 4ª opção para o ataque, no entanto é convocado para a selecção do Brasil por Mano Menezes. Com 20 anos e 1,85, o ex-jogador do Santos é um jovem promissor de grande qualidade técnica, que aceitaria mudar-se para Portugal onde pudesse jogar com maior regularidade.

Mauro Boselli - O argentino actua no Wigan mas não tem sido utilizado com regularidade, apesar de ser um avançado de qualidade. Tem 25 anos e 1,80, e demonstra grande tranquilidade em frente à baliza. Apesar de não ser muito alto, o ex-jogador do Estudiantes joga bem de cabeça.

Artem Dzuba - É um alvo acessível à realidade dos clubes portugueses. Foi o 5º melhor marcador do campeonato russo ao serviço do Tomsk emprestado pelo Spartak, e está de saída da equipa da capital. É um avançado de 22 anos e 1,93 de grande qualidade, ainda com margem de progressão.

Grafite - O brasileiro está de saída do Wolfsburgo. Já experiente (31 anos), o avançado brasileiro de 1,90 é pretendido por vários emblemas do seu país. Aufere um salário que poderá ser proibitivo aos clubes portugueses, mas a sua qualidade seria garantia de golos no nosso campeonato.

Em Portugal:

Kléber - Há muito associado ao Porto, o avançado do Marítimo de apenas 20 anos e 1,87 já adaptado ao futebol português poderá dar o salto para um dos grandes. Bom no jogo aéreo, o brasileiro tem uma movimentação interessante na área, e com grande margem para evoluir poderia ser uma boa solução no nosso campeonato.

Será algum destes nomes o escolhido? Qual seria a melhor opção? Que outros jogadores podem ser equacionados?

Etiquetas: