Porto - O defeso (de Inverno)?

André Villas-Boas já afirmou que por sua vontade ninguém entra e ninguém sai do plantel azul e branco no próximo defeso. E considerando os excelentes resultados em 2010-2011, podemos constatar que este plantel do Porto é quase perfeito, ainda para mais, quando jogadores como Fucile (titular no Mundial), C. Rodriguez (já foi titular indiscutível no Porto, Benfica e Uruguai), Otamendi (tem sido preterido em detrimento de Maicon-Rolando), Rúben Micael (titular a época passada), Walter (admito que sou fã do futebol deste avançado há já 2 anos, e não fosse ser tão indisciplinado podia ser de Top), e o próprio Fernando (por lesão ou não, tenho a convicção que devido à sua fraca qualidade de passe, AVB prefere Guarin para a posição de trinco, pois o colombiano oferece outra qualidade com bola ao meio campo), são suplentes, isso diz muito sobre a grande qualidade deste conjunto orientado pelo jovem técnico portista.

No entanto, e como a perfeição não existe, o Visão de Mercado vai apontar as soluções que o Porto poderá encontrar no mercado para o único sector que parece estar carente, ou seja, a falta de um avançado no banco com mais de 185cm que possa oferecer outro tipo de opções nas movimentações ofensivas dos azuis e brancos, principalmente em casos de resultados negativos, onde por vezes é necessário outro tipo de presença na área, que o 1,77 de Falcao e 1,78 de Walter não permite. Como tem sido hábito, o Visão de Mercado avança com soluções possíveis para este defeso de Inverno portista: 

Kléber -  O avançado do Marítimo há muito associado ao Porto encaixa claramente no perfil que o clube azul e branco costuma procurar no mercado, ou seja, jovem (tem apenas 20 anos), com margem para evoluir, neste caso não é internacional (algo que os dragões dão e bem grande importância) mas compensa por já conhecer o futebol português, e devido à sua altura (187cm), o seu bom jogo aéreo mas igualmente uma movimentação interessante, poderá ser a solução ideal;

Lacina Traoré - Joga no Cluj da Roménia, também já foi apontado ao Porto e com apenas 20 anos e 203cm poderá ser um alvo interessante. Esta época o seu passe valorizou com a presença e os golos na Liga dos Campeões o que poderá ser um obstáculo. Não é muito dotado tecnicamente e é algo desconcentrado, mas dentro de área o seu jogo aéreo é muito forte, e já foi convocado para a selecção A da Costa do Marfim.

William José - Avançado promissor, que apesar dos seus 19 anos, marcou 6 golos no último Brasileirão ao serviço do Grémio Prudente, clube que desceu de divisão, o que o poderá tornar um alvo mais acessível. Tem 1,86 e faz parte da selecção sub-20 do Brasil que vai disputar no próximo mês a qualificação para os Jogos Olímpicos. Seria mais uma aposta dentro do critério de futuro e com pespectivas de aos poucos ir evoluindo no clube e azul e branco, algo que é comum no Porto.

Federico Rodríguez - Com 19 anos é o 3º melhor marcador do campeonato uruguaio, o que atesta bem a sua qualidade. Com 10 golos em 15 jogos, o avançado do Bella Vista é um predador na grande área, onde faz dela o seu "habitat" natural. O seu 1,85m possibilita-o de ser forte no jogo aéreo e no confronto físico.

PS - Considerando que a aposta (a existir) será num jogador para suplente, não faria muito sentido anunciar nesta lista jogadores como o Lukaku (ainda para mais quando custa mais de 15 milhões e deve ir para um clube do top 10 europeu), Tomáš Necid (tem qualidade, está tapado no CSKA por Doumbia e Love,  deve sair, mas não fazia muito sentido dar 8 milhões para ter o jogador no banco), David N'Gog (está de saída do Liverpool, mas é um alvo caro a nível salarial) ou Tim Matavž (que actua num campeonato, ou seja, mercado que o Porto não aposta).

PS (2) - Infelizmente o único avançado português que se enquadra nestas características (jovem, alto, internacional e com margem para evoluir) é o Orlando Sá, mas que já é do Porto, como tal, e para descontentamento nosso, não mencionamos nenhum jogador luso. O outro seria Hugo Almeida (menos jovem), mas para suplente não era lógico a sua contratação e para titular temos dúvidas se tinha lugar neste 4-3-3 dos azuis e brancos na posição do Falcao.

Que perspectiva tem daquilo que poderá ser o defeso do Porto no que diz respeito a entrada e saída de jogadores? Quais seriam os seus alvos? Os seus dispensados?

Etiquetas: ,