Equipas portuguesas melhores que as da Premier League; Klopp estreia-se com o pé esquerdo em Anfield; Vítor Pereira consegue primeira vitória

Está a ser uma das melhores participações das equipas portuguesas nas provas da UEFA nos últimos anos. Portugal inclusive já pontuou mais esta época que a Inglaterra e Itália.

Semana quase perfeita para o nosso país nas competições uefeiras. As vitórias de FC Porto, Sporting, Belenenses e Sp. Braga (só o Benfica não venceu) permitiram a Portugal reforçar o 5.º lugar no Ranking da UEFA, somando agora 48.082 pontos, enquanto a França contabiliza 47.249 pontos na classificação que determina o número de equipas em cada prova da UEFA. A uma distância enorme das equipas portuguesas está a cotação de Itália, quarta classificada do ranking, que apresenta 63.939 pontos. No topo continua a Espanha, com 89.142 pontos, à frente de Alemanha (70.177) e Inglaterra (67.284).

Liverpool jogou 55 minutos contra 10 mas ainda não foi desta que venceu; Quem somou a 1.ª vitória na competição foi Vítor Pereira; Triunfo também para o Mónaco e Dortmund; Já Nápoles e Villarreal golearam; Enquanto que a Fiorentina perdeu - Dois jogos, dois empates para Klopp no comando do Liverpool. Na estreia do alemão em Anfield, os Redes fartaram-se de rematar (35 contra 5 do Rubin Kazan), mas apenas 6 foram enquadrados, o que resultou num empate a 1 frente aos russos. Devic adiantou os forasteiros na primeira parte, num lance em que ganhou sobre Clyne, mas Can ainda na primeira parte fixou o resultado final, ainda que Benteke, que rendeu Coutinho aos 63’, tenha acertado nos ferros no segundo tempo. O Tottenham foi outra formação da Premier League que desiludiu nesta 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa ao ser derrotado, na Bélgica, por 2-1 na casa do Anderlecht. Eriksen, com muita sorte à mistura, adiantou os Spurs, mas Gillet (excelente exibição) e Okaka consumaram a reviravolta. Do mesmo grupo, o Mónaco de Leonardo Jardim venceu, pela margem mínima, o Qarabag e subiu ao 1.º lugar. Lacina Traoré, a passe de El Shaarawy, fez o único golo do encontro. Destaque para Moutinho e Carvalho que fizeram os 90 minutos, Bernardo Silva esteve desinspirado e foi rendido cedo na segunda parte, já Ivan Cavaleiro não saiu do banco de suplentes. Outro técnico português que também venceu foi Vítor Pereira, que somou 3 pontos na receção ao Ajax e subiu ao 2.º posto, a 3 pontos do surpreendente líder Molde. Os turcos, que contaram com Nani (em bom plano), Abdoulaye, Fabiano e Markovic (saiu aos 84’) de início, foram superiores quase todo o encontro, mas só aos 89 minutos, Fernandao (que entrou para o lugar do titular Van Persie pouco depois dos setenta minutos), assistido por Erkin, marcou o golo que deu a vitória ao ex-adjunto de AVB. Já Paulo Sousa, parece estar a enfrentar um problema de bipolaridade, já que a Fiorentina foi hoje derrota por 2-1 em casa e ocupa o último lugar do grupo (o mesmo do Belenenses). Os transalpinos tiveram quase 70% de posse e golearam nos remates (20 contra 5), mas saíram derrotados com golos de Kownacki e Gajos para o Lech Poznan, de nada valendo o golo de Giuseppe Rossi que reduziu no descontos, 1 minuto antes de Ante Rebic ter visto vermelho direto. Nos restantes jogos, destaque para Aubameyang que marcou os 3 golos da vitória (3-1) do Dortmund em casa do Qabala; para a vitória do Saint-Étienne (1-0 em casa do Dnipro, finalista vencido da edição do ano passado) que continua o seu percurso imaculado e para a goleada (4-0) do Villarreal sobre o Dínamo Minsk. Último destaque para o Nápoles de Maurizio Sarri, que aplicou mais uma goleada (levam já 11 golos em apenas 3 encontros), desta feita por 4-1 em casa do Midtjylland, com destaque para Gabbiadini, que bisou.

Etiquetas: