6 jogadores do Benfica no melhor 11 de 2014 para os leitores do Visão de Mercado

Os leitores do VM participaram no desafio de escolher o melhor onze de 2014 em Portugal e elegeram Oblak na baliza, uma defesa composta por Siqueira, Garay, Luisão e Danilo; um miolo desenhado com William Carvalho, Enzo Pérez e Gaitán, com Nani e Brahimi nas faixas e Jackson Martínez na frente. O Benfica, com 6 jogadores, três deles que entretanto já não se encontram na Luz, é a equipa mais representada.

Algumas notas:

- 5 elementos do 11 só fizeram meia época em Portugal. Facto que até é compreensível. Oblak foi decisivo nos 4 títulos do Benfica; Garay foi, juntamente com Luisão, o melhor central em Portugal e nas alas não houve um destaque claro, e as alternativas eram Markovic ou Candeias, que também estiveram 6 meses em Portugal.
- Danilo bateu a concorrência (Maxi e Cédric) numa decisão razoavelmente disputada (45% contra 30% do benfiquista e 22% para o leão), sendo que as grandes prestações do brasileiro recentemente acabaram por ser um facto determinante (o lateral do FC Porto está em grande forma). Meio ano de Siqueira bastou para recolher a maioria dos votos, embora Alex Sandro (menos preponderante) e Jefferson também tenham sido destaque.
- No meio-campo, William Carvalho imperou, apesar de estar claramente muito abaixo do que havia mostrado. Não teve concorrência a altura (Danilo Pereira com 8% dos votos e Filipe Augusto apenas com 4%) e ganhou o lugar. Gaitán e Enzo, sem grande dificuldade, foram eleitos para preencher o tridente do meio-campo
- Nas faixas, as aquisições reinaram. Os excelentes inícios de Brahimi e Nani foram suficientes para reunir a maioria dos votos, deixando de fora nomes como Markovic e Candeias (entretanto transferidos), assim como Rafa e Pardo. 
- Na frente de ataque, Jackson não deu hipóteses a ninguém e foi consagrado o melhor 9 do ano.

11 do VM: Patrício (foi competente nas duas metades do Ano), Maxi (Danilo também aumentou o nível em 2014 mas o uruguaio juntou ao rendimento individual os títulos), Luisão (melhor ano de sempre desde que está em Portugal), Garay (6 meses de alto nível), Tiago Gomes (Siqueira, Alex Sandro e Jefferson foram inconstantes, sendo que o ex-Benfica até só esteve meio ano em Portugal; sendo assim, e por exclusão de partes, principalmente pela regularidade, o português pelo que fez no Estoril e Sp. Braga é a nossa escolha); William (foi desaparecendo a partir de Março mas nenhum concorrente fez melhor do que ele), Enzo (o melhor jogador em Portugal em 2014), Gaitán (na ala, no meio, um elemento decisivo no ano quase perfeito das águias), Nani (entre o meio ano do português e os 6 meses de Markovic, a nossa escolha, pela maneira como assumiu o papel de figura, recaiu no ex-Man Utd), Brahimi (em poucos meses fez mais que toda a concorrência em um ano) e Jackson (principal goleador em Portugal).

Etiquetas: