FC Porto 3-0 Marítimo (Jackson Martínez 27', Licá 37' e Josué 50')
O FC Porto venceu na recepção ao Marítimo por 3-0, somando assim a sua 2.ª vitória no campeonato, num encontro plenamente dominado pelos azuis e brancos. A formação de Paulo Fonseca controlou, pressionou, geriu e não deu hipóteses aos madeirenses na luta pelos três pontos. Clara evolução em relação à partida de Setúbal, onde a equipa portista denotou algumas dificuldades, sendo que, desta vez, o golo de Josué no início da 2.ª parte sentenciou a partida. Jackson e Licá foram os outros autores dos golos.
No que diz respeito à partida, os dragões mostraram cedo que queriam ter controlo total. Muita pressão sobre a bola, recuperação rápida e organização do ataque, tendo sempre muita profundidade sobre os flancos, contanto com as subidas de Alex Sandro e Danilo. Primeiro foi Licá a testar os reflexos de José Sá, depois foi Josué a estar perto de inaugurar o marcador. Ascendente claríssimo dos azuis e brancos com muita posse de bola, obrigando a formação de Pedro Martins a recuar muito no terreno. Aos 27', e depois de algumas boas oportunidades, Jackson Martínez faz o 1-0. Boa iniciativa de Licá na esquerda, com o ex-Estoril a servir de forma preciosa para o colombiano marcar. Os portistas, depois do golo, carregaram ainda mais em busca da baliza de Sá e, passados algumas ameaças, chegou novamente o golo. Lance de Danilo pela direita, com o cruzamento do brasileiro a encontrar Licá ao 2.º poste para este fazer o 2-0. Até chegar o intervalo, os dragões ainda marcaram mas o lance foi invalidado. A segunda metade do encontro iniciou praticamente com o 3-0. Otamendi é derrubado por Danilo e Josué, à semelhança do que havia acontecido em Setúbal, converteu a grande penalidade que praticamente sentenciou a partida. Depois do terceiro golo, o FC Porto geriu o resultado como quis, com posse de bola, aproveitando também para lançar alguns jogadores (Iturbe entrou perto do final). Jackson, aos 78', teve tudo para ampliar o resultado, sendo que Quintero voltou a mostrar boas iniciativas.
Destaques:
FC Porto - A formação de Paulo Fonseca fez um grande jogo. Muita posse de bola, pressão e grande caudal ofensivo, que proporcionaram inúmeras ocasiões de golo. Defensivamente não existiram muitos problemas, tirando alguns ataques rápidos, mas foi no ataque que os dragões esmagaram. Alex Sandro e Danilo estiveram em grande nível, dando sempre muita profundidade aos respectivos flancos, enquanto que Otamendi e Mangala não deram hipóteses a Derley e Sami. Josué voltou a estar muito bem, oferecendo muita criatividade aos dragões, enquando Licá demonstrou qualidade novamente, sobretudo na exploração da faixa.
Marítimo - Os insulares não tiveram hipóteses. A equipa de Pedro Martins foi empurrada para a sua área, e os contra-ataques (grande arma dos madeirenses) não surgiram. Muita dificuldade em criar jogo, devido à pressão portista, sendo que foram raras as ocasiões de golo. Igor Rossi e Rozário sofreram bastante com a potência de Jackson, e Briguel foi impotente para travar Licá. José Sá, à excepção de um grande erro na 1.ª parte, fez uma boa exibição (evitou a goleada e não teve culpa nos golos encaixados). Sami e Derley não tiveram espaço para explorar as costas da defensiva azul e branca.
Etiquetas: FC Porto, Liga ZON-Sagres, Marítimo