Ouro para Greg Van Avermaet (Rui Costa foi 10.º); João Costa falha final por dois pontos; Alexis Santos bate recorde nacional dos 400 metros estilos

Era um trajeto à medida do belga, mas a queda de Henao e principalmente de Nibali, tornaram a tarefa do ciclista da BMC muito mais facilitada. Rui Costa, que ainda tentou animar a corrida nos últimos 15km, deixando mesmo Froome pregado, conquistou um honorável 10.º lugar, mas Nélson Oliveira, que caiu, pode ter hipotecado as hipóteses no CRI de quarta-feira.

Greg Van Avermaet venceu a prova de estrada de ciclismo dos Jogos Olímpicos, conquistando assim a medalha de Ouro para a Bélgica. Jakob Fuglsang foi segundo e deu a prata à Dinamarca, enquanto que Rafał Majka, que esteve bastante tempo na frente mas fraquejou no fim, conquistou o bronze pela Polónia. Alaphilippe chegou em 4.º, a 22 segundos, acompanhado de Purito, Aru e Meintjes; Zeits chegou três segundos depois, Kangert fez 9.º já a quase 2 minutos, já Rui Costa fechou o Top-10 a 2:29 de GVA. A prova ficou, no entanto, marcada pelas várias quedas, em especial a queda de Nibali e Henao, que juntamente com Majka iam destacados na frente, mas já nos últimos 10 Km caíram e deitaram por terra as aspirações que tinham a conquistar o Ouro (Nibali, por exemplo, era um forte candidato).

O atleta do Sporting havia ficado em 7.º em Londres'2012 - Foi por pouco, mas João Costa não conseguiu o apuramento para a final da pistola de ar comprimido a 10 metros. O atirador, de 51 anos e a participar nos seus quintos Jogos Olímpicos, concluiu a prova no 11.º lugar com 578 pontos, a apenas dois de garantir um lugar na final.

O nadador irá igualmente competir nos 200 metros estilos, a sua prova preferida; já a nadadora terminou em 28.º lugar na classificação geral - Alexis Santos bateu o recorde nacional dos 400 metros estilos, superando o seu próprio máximo pessoal. O português fez 04:15.84 e terminou a sua série no 4.º lugar, mas ainda assim falhou o acesso à final, tendo concluído na 14.ª posição global entre 27 atletas. Já Victoria Kaminskaya estreou-se nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com o tempo de 4.46,03 minutos nos 400 metros estilos femininos. A nadadora, de 20 anos, não conseguiu bater o seu próprio recorde nacional, fixado em 4.42,53, tendo igualmente falhado o acesso à final.

Etiquetas: , ,