Del Bosque deixa selecção; Mandanda reforça Palace; Ibarbo no Panathinaikos

A passagem do antigo técnico do Real Madrid por La Roja teve claramente 2 fases distintas, e com resultados diametralmente opostos: entre 2008 e 2012 deu continuidade ao processo iniciado por Luís Aragones e com o grupo criado e consolidado pelo seu sucessor (e potenciado pela existência de uma larga base do melhor Barça da história) teve um sucesso tremendo, conquistando 1 Mundial e 1 Europeu; depois, quando a geração de Casillas, Puyol, Xabi, Xavi ou Villa começou a entrar em declínio e urgiu uma renovação (ainda que apoiada em elementos que seguiam na plenitude como Busquets, Iniesta, Ramos ou Piqué) foi um autêntico fiasco, com um Mundial'2014 para esquecer e uma participação no Euro'2016 que terminou com 2 derrotas seguidas, chegando a eliminação num encontro que foi um autêntico "banho de bola" frente à Itália. Ainda assim, apesar da má imagem com que sai, ficam para a história os títulos e a imagem de desportivismo e comportamento honrado, ainda que por vezes tenha exagerado na necessidade de querer "agradar a gregos e troianos", não  tendo coragem para tomar certas decisões.

Está confirmado. Vicente Del Bosque diz adeus à selecção espanhola de futebol, tendo sido o próprio a confirmar esse abandono à Rádio Nacional de Espanha: "sem qualquer dúvida, não tenho intenção de continuar no cargo. É um assunto que estamos a tratar há algum tempo, uma decisão que tomámos.", revelou Del Bosque, que foi o responsável por La Roja entre 2008 e 2016, período em que venceu o Mundial'2010 e o Euro'2012. Joaquín Caparrós deve ser o senhor que se segue.

Os Eagles resolvem um dos problemas que tinham (Wayne Hennessey e Julián Speroni estavam longe de dar garantias); Já o Marselha em 2 anos ficou sem uma equipa que podia ser de topo - O guarda-redes Steve Mandanda foi oficializado como reforço do Crystal Palace. O guardião, de 31 anos, que está no Euro'2016 ao serviço da França, pertencia aos quadros do Marselha desde 2007, tendo sido eleito o melhor da sua posição na Ligue 1 por 4 ocasiões ( 2007–08, 2010–11, 2014–15 e 2015–16).

O Olympiacos este ano deve ter mais concorrência - Víctor Ibarbo vai jogar esta época no Panathinaikos, O poderoso extremo colombiano, de 26 anos, chega à Grécia por empréstimo do Cagliari, depois de experiências pouco conseguidas na Roma e Watford.

Etiquetas: ,