'The Big Fundamental' diz Adeus à NBA; Newcastle pretende 40 ME por Sissoko

Considerado por muitos como o melhor PF de sempre, foi uma força dominante durante a maior parte da sua carreira (mesmo a roçar os 40, continuava a ter números interessantes, não obstante a limitação de minutos a que era sujeito) e tornou-se um ícone, não só pelo modo como dominava os fundamentos técnicos do jogo, tais como o movimento de assinatura, o lançamento de 45.º à tabela, mas também pelo comportamento sem bola, demonstrado nas expressões faciais (Duncan face) que se tornaram célebres entre os adeptos. A sua longevidade, mesmo sofrendo lesões complicadas, apenas cimenta mais o legado de um atleta que sempre foi visto como um modelo a seguir em termos de profissionalismo.

Tim Duncan anunciou a sua retirada, após 19 anos de NBA, sempre ao serviço dos San Antonio Spurs. Duncan, de 40 anos, sai com cinco títulos de campeão, tendo ainda sido distinguido como rookie do ano (1998), MVP (2002 e 2003) e MVP das Finais (1999, 2003 e 2005). O Big Fundamental foi peça essencial na ascenção dos Spurs, pois durante esses 19 anos, a sua equipa jamais falhou o playoff, isto para além dos 5 títulos conquistados, sempre sob o comando de Gregg Popovich.

Vale isto tudo? O médio/extremo foi claramente o melhor jogador da França na final do Euro'2016 e com a sua força, potência, capacidade em desequilibrar e polivalência pode ser um bom alvo para quase todos os clubes de topo europeu (Real, PSG, Man Utd, Chelsea, Arsenal, Juventus ou City) - Moussa Sissoko dificilmente vai continuar no Newcastle, equipa que esta época irá competir no Championship, mas também não vai sair por tostões. De acordo com a imprensa inglesa, os Magpies estão a pedir 40 milhões de euros pelo internacional francês de 26 anos e dada a boa situação financeira do clube vão aguentar ao máximo o ex-Toulouse. Sissoko, que já manifestou a sua intenção de sair e inclusive disse que gostava de jogar no Arsenal, depois da boa prestação no Euro'2016 voltou a aumentar a cotação.

Etiquetas: ,