Lyon estraga festa do Sporting; Dupla Slimani-Podence ainda tentou mas vice-campeão francês foi superior

Imagem: Facebook Sporting
Sporting 0-1 Lyon (Lacazette 53')

Uma pré-época de derrotas frente a equipas de Champions. Depois de desaires frente ao PSV e Zenit o Sporting foi derrotado no jogo de apresentação aos sócios pelo Lyon. Um resultado que traduz o que foi o encontro, com o conjunto gaulês a demonstrar mais qualidade de jogo (o meio campo fez a diferença) e a nível individual. Os leões ainda tentaram equilibrar, tiveram mesmo lances para empatar, principalmente depois da entrada de Slimani, que fez dupla com Podence, mas as melhores oportunidades foram do vice-campeão francês. Mesmo assim foi notório que o conjunto de Jesus, que alinhou com Azbe Jug, Schelotto, Semedo, Coates, Zeegelaar, Petrovic, Bryan Ruiz, Gelson, Bruno César, Alan Ruiz e Barcos, esteve melhor defensivamente tendo como comparação os últimos jogos.

Em relação ao jogo, o Lyon entrou melhor na partida, fazendo uso da sua elevada qualidade na circulação de bola. No entanto, as duas primeiras ocasiões de perigo pertenceram aos leões. Barcos esteve perto de facturar o seu primeiro golo em Alvalade aos 8 minutos, mas acertou no poste, enquanto que pouco depois, Schelotto, após dominar bem um passe de Bruno César, entrou na área e viu Gorgelin negar-lhe o golo. O Lyon continuava a dominar o encontro, sendo que Gonalons testou a atenção de Jug num remate de meia distância (o esloveno agarrou à segunda). Os leões tentavam equilibrar a partida, mas, apesar do tiro de Alan Ruiz ter passado perto do poste direito, foi Lacazette a contar com a melhor oportunidade até ao final do primeiro tempo, tendo cabeceado ao lado, no coração da área, uma bola proveniente de um cruzamento de Rafael. No 2.º tempo, Jorge Jesus lançou Rui Patrício, Palhinha e Podence, mas, apesar da primeira oportunidade ter pertencido a Alan Ruiz (remate ao lado, depois de boa combinação com Podence), foi o Lyon a marcar. Rafael fugiu à marcação de Semedo e voltou a cruzar bem para a cabeça de Lacazette, que desta vez não perdoou. O Sporting acusou o golo e Fekir e o mesmo Lacazette estiveram perto do 2-0. As alterações sucederam-se e Naldo teve na cabeça a oportunidade de igualar a partida num livre lateral (excelente execução de Iuri), mas acertou no poste. Até final as equipas partiram-se e os leões tentaram o empate, mas raramente executaram bem no último terço.

Sporting - Na primeira partida em Alvalade, os leões melhoraram em relação aos desafios anteriores de pré-temporada, mas voltaram a conceder muitas oportunidades ao adversário e tiveram dificuldades em lidar com a elevada qualidade na circulação de bola do Lyon. Individualmente, os guarda-redes não tiveram muito trabalho; os centrais estiveram a um melhor nível, mas nunca lidaram bem com as movimentações do Lacazette; Schelotto foi a melhor unidade da defesa, oferecendo grande profundidade e estando muito comprometido defensivamente mesmo em inferioridade física, enquanto que Zeegelaar, João Pereira e Jefferson voltaram a revelar as suas limitações. No meio-campo, Petrovic e Palhinha revelaram alguma lentidão e Bryan Ruiz a 8, apesar da qualidade que oferece na saida de bola, não consegue pressionar com efectividade. Nos flancos, Bruno César e Gelson apresentaram qualidade a espaços, enquanto que Matheus e Iuri executaram quase sempre mal. Na frente, Podence (acrescenta criatividade) e Alan Ruiz foram duas das unidades mais esclarecidas, embora o argentino demore a decidir algumas vezes. Por fim, Barcos atirou ao poste, mas fez muitos passes errados e deu-se muito à marcação, enquanto que Slimani, apesar de só ter jogado cerca de meia hora e de ainda não estar no seu máximo a nível físico, deu trabalho aos defesas franceses.

Lyon - Muita capacidade na circulação de bola, pressão intensa sobre o portador de bola adversário, muitas trocas posicionais e qualidade no aproveitamento do espaço nas costas da defensiva contrária. Gonalons e Darder dão muita qualidade de passe ao meio-campo, Fekir e Lacazette desequilibraram com facilidade, enquanto que os laterais criaram muitos problemas no último terço de terreno (Rafael muito forte no cruzamento). 

Etiquetas: