5 bons reforços para o Sporting

O Defeso para o Sporting parece ainda só ir a meio, sendo natural que ainda venham a sair alguns elementos, visto que a pré-época destapou algumas das principais fragilidades do plantel. Chegaram Spalvis (que irá parar agora 6 meses), Petrovic e Alan Ruiz, Podence subiu à equipa principal e alguns elementos que estavam emprestados (Iuri Medeiros, Palhinha  e Wallyson) regressaram à casa mãe. No entanto, as primeiras partidas particulares revelaram que o elenco à disposição de Jorge Jesus ainda é curto para os objectivos elencados para a nova época. Além da conquista do título ser a missão principal dos verde e brancos, é necessário contar com a presença na Liga dos Campeões (além das Taças), algo que obrigará a um esforço consideravelmente superior em relação ao ano transacto. Desse modo, o VM apresenta algumas opções que poderiam ajudar a melhorar a qualidade do elenco, sendo claro que é urgente reforçar as posições de guarda-redes, médio centro, extremo, segundo avançado e ponta de lança.

Guarda-Redes: Gabriel (AC Milan) - O brasileiro está tapado no clube milanês pelo jovem Donnarumma e por Diego López, pelo que haverá abertura para o negociar, até porque nas últimas duas temporadas foi cedido ao Carpi, onde jogou muito, e ao Nápoles, onde actuou em apenas 4 quatro partidas. Titular no Brasil campeão do mundo sub-20 em 2011, diante de Portugal, é um guardião com grandes reflexos e forte entre os postes. Apontado desde muito cedo como o "novo Dida", não tem confirmado esse rótulo, apesar de já ter representado a selecção principal brasileira por duas ocasiões. Deste modo, aos 23 anos, é altura de dar um novo rumo à carreira. 

Médio Centro: Sebástian Pérez (Atlético Nacional) - Jorge Jesus quer um 6/8 e, após a transferência de Lucas Silva ter abortado, os leões poderiam voltar-se para o colombiano. Titular nas últimas duas partidas oficiais da Colômbia, o médio de 23 anos tem sido um dos destaques na grande campanha do seu clube na Libertadores, presente na final da competição. Um centrocampista inteligente e elegante, com qualidade na circulação de bola, com um excelente posicionamento e muito capaz na recuperação de bola. Em Alvalade poderia ser um concorrente tanto para William como para Adrien. 

Extremo: Lazar Markovic (Liverpool) - O desequilibrador que falta nos verde e brancos. Esteve apenas um ano em Portugal, mas deixou bem vincado o seu talento no relvado e nas finanças do rival Benfica. Assim, Jorge Jesus gostaria muito de contar novamente com o sérvio, que neste momento é uma carta fora do baralho para Klopp. Pretendido por diversos clubes, obrigaria certamente a um ataque incisivo da estrutura leonina, sendo que a boa relação com o treinador, o factor Champions e a possibilidade de voltar à ribalta por via do futebol português poderiam ser argumentos bastante válidos na mesa de negociações. Tecnicamente muito dotado, habilidoso, rápido e com um bom poder de finalização, o extremo, que também poderia actuar na frente de ataque, seria o "abre-latas" perfeito da equipa, sendo igualmente o elemento perfeito para igualar o debate na bancada depois da saída de Carrillo.

Segundo Avançado: Eduardo Vargas (Hoffenheim) - O melhor marcador da última edição da Copa América (seis golos) tem muita qualidade, mas estranhamente tem tido uma carreira irregular ao nível de clubes, tendo passado por cinco campeonatos nos últimos cinco anos. No ano passado voltou a não estar propriamente feliz, mas o triunfo do Chile na maior competição de selecções da América do Sul e o seu desempenho individual recolocaram-no debaixo dos holofotes. O seu anterior seleccionador, Jorge Sampaoli, deseja levá-lo consigo para Sevilha, mas pelos valores que se falam não seria um elemento inacessível aos leões. Rápido, muito móvel, bom tecnicamente e expedito no remate, seria uma alternativa muito válida para a frente de ataque leonina, sendo o substituto ideal para a eventual saída de Teo Gutiérrez. Jorge Jesus passaria a contar com o avançado explosivo que gosta de ter nas suas equipas e, além disso, um elemento que poderia combinar bem com qualquer outro dos avançados do plantel.

Ponta de Lança: Jonathas (Real Sociedad) - Um avançado com um estilo idêntico a Diego Costa. Tecnicamente não é muito dotado, mas é agressivo, forte fisicamente, potente e com bom remate (finaliza bem com qualquer um dos pés e de cabeça), sendo que a temporada na Real Sociedad ficou aquém das expectativas (ainda assim fez sete golos), uma vez que tinha prometido muito no Elche. Estando na lista de dispensas dos bascos, seria uma excelente oportunidade de negócio. Assim, aos 27 anos poderia encarar uma passagem pelo futebol português como uma forma de relançar a carreira, tornando-se claramente numa alternativa muito válida a Slimani.

Rodrigo Ferreira

Etiquetas: