Sporting garante avançado do Belenenses; Pep proibido de contratar no Bayern

Deve ser o substituto de Ronaldo Tavares, que na próxima época já será sénior. O jovem dos azuis na temporada que agora terminou do campeonato de juniores destacou-se ao apontar um hattrick frente ao Benfica e ao ter bisado contra o FC Porto na última jornada da fase final.

O Sporting garantiu a contratação de Pedro Marques, jovem de 18 anos que esta época esteve em destaque na equipa de juniores do Belenenses. O avançado, que na próxima época ainda será júnior de 2.º ano, assinou pelos leões até 2021. Uma saída que a direcção do clube do Restelo lamenta, culpando a SAD pela mesma. "Como é sabido, o Clube de Futebol "Os Belenenses" está impedido de celebrar contratos profissionais com os seus atletas da formação em virtude do protocolo existente entre o Clube e a Belenenses SAD, pelo que não dispõe neste momento de mecanismos que permitam segurar convenientemente os muitos activos que se vêm afirmando no futebol de formação. Para além do mais, nunca nos foi solicitado que o atleta Pedro Marques treinasse com a equipa sénior de futebol, nem sequer o Clube foi contactado pela Belenenses SAD a propósito de eventual interesse da SAD no atleta. Ao invés, o Clube avisou por mais do que uma vez a sociedade que gere o futebol profissional de que existiam vários clubes portugueses e estrangeiros interessados no atleta, tendo-o feito quer em reunião com a SAD, na presença do técnico Julio Velázquez, quer por escrito, e tendo igualmente chamado a atenção para a grande qualidade desportiva e humana do jovem futebolista, a quem aliás desejamos as maiores felicidades. A fazer fé no que nos foi transmitido, a SAD não logrou chegar a acordo com o atleta. É neste quadro que o Clube de Futebol "Os Belenenses" lamenta profundamente o desfecho deste processo que, para além de enfraquecer o futebol profissional do Belenenses nele inviabilizando o ingresso de uma manifesta mais valia formada no Belenenses e portadora dos seus valores, demonstra uma vez mais o desinteresse da estrutura do futebol sénior pelo excelente trabalho que vem sendo realizado no futebol de formação do Clube de Futebol "Os Belenenses", pode ler-se no comunicado dos Azuis.

Esta cláusula afasta logo uma série de rumores de mercado, já que se falava no interesse do catalão em levar para Manchester nomes como Douglas, Thiago ou Alaba - Desde que foi anunciado que Pep Guardiola rumaria ao Manchester City, muitos foram já os nomes que foram colocados na órbita do clube inglês. Ora, entre estes estão vários dos agora ex-pupilos do treinador no Bayern Munique, mas tudo isso não vai passar do campo da especulação, já que Douglas Costa disse numa entrevista ao Globoesporte que Guardiola está proibido de contratar jogadores ao campeão alemão. "Se Pep falasse comigo, estaria aberto a uma oferta do City. Mas ele tem uma cláusula no contrato que o impede de contratar jogadores do Bayern", revelou o brasileiro.

Etiquetas: ,