Portugal só precisa de 1 empate; Vitória (ou 3.º lugar) permite evitar a Espanha, França, Alemanha e Itália até à final; Irlanda do Norte junta-se à Eslováquia

A fase a eliminar do Euro 2016 promete. Com a derrota da Espanha perante a Croácia, o lado de baixo do quadro da 2.ª fase ficou ao rubro, com 5 campeões do Mundo: Espanha e Itália, que se defrontam já; Alemanha, França e Inglaterra!

Para Portugal, as contas ficaram mais simples, bastando um empate perante a Hungria, para chegar aos oitavos-de-final. Contudo, se a selecção nacional terminar o grupo na 1.ª posição (ou até na 3.ª) sabe que até à final evita aquelas que são na teoria as 4 selecções mais fortes (Espanha, França, Itália e Alemanha), sendo certo que a Bélgica (caso passe) e principalmente a Croácia têm uma enorme palavra a dizer na parte superior do quadro.

Dia importante também para a Irlanda do Norte, que assegurou uma passagem histórica aos oitavos-de-final. Os norte-irlandeses, depois da vitória por 2-0 sobre a Ucrânia e das derrotas pela margem mínima perante Polónia e Alemanha, asseguraram uma vaga entre os melhores terceiros classificados (juntando-se assim) e preparam-se, em princípio, para defrontar a França na próxima fase. Quem não ficou contente com o 2.º golo turco frente à Rep. Checa, foi a Albânia, que perdeu a vantagem para a Turquia (os turcos ficaram com um score de 2-4 em golos, superior ao 1-3 dos albaneses). A Turquia, para assegurar os oitavos-de-final, precisa de um tropeção sueco e irlandês (empates ou derrotas) ou então que Portugal  perca e o Islândia-Áustria termine com uma vitória de qualquer selecção. Já Albânia precisa que estes dois acontecimentos tenham lugar ao mesmo tempo (tropeção da Suécia e Rep. Irlanda mais derrota de Portugal e uma vitória de Islândia ou Áustria). Neste momento, para além do provável França-Irlanda do Norte, a Alemanha, em princípio, vai defrontar a Eslováquia.

Etiquetas: