Manter a tradição

Após a dissolução da Checoslováquia (país que venceu o torneio em 1976), que se dividiu em República Checa e Eslováquia, em 1992, os checos estiveram sempre presentes nas fases finais dos Europeus, e por norma deixam marca. Em 1996, naquela que era a sua estreia neste tipo de provas, foram apenas batidos pela Alemanha na final e em 2004 encantaram a Europa, sendo a equipa que melhor futebol praticou em solo luso. Contudo, o futebol checo atravessou uma crise após 2006, muito devido ao declínio de grandes figuras como Nedved, Koller, Baros ou o próprio Rosicky, que começou a acumular lesões. Pedia-se, por isso, uma nova geração de talentos, uma característica que sempre foi habitual por aqueles lados. Depois do fracasso de 2008 e de uma despedida algo cinzenta em 2012, os adeptos esperam agora uma República Checa mais incisiva, suportada ainda pela experiência de veteranos como Rosicky, Čech e Plašil. Na fase de apuramento, a turma de Pavel Vrba garantiu o primeiro lugar (22 pontos), à frente de selecções como a Islândia e a Turquia e deixando pelo caminho a Holanda, que perdera ambos os desafios diante dos checos. No entanto, a fase final será bastante mais complicada em teoria. Inseridos no grupo D, terão como adversários a campeã europeia Espanha, a sempre difícil e talentosa Croácia e a Turquia, que coincidiu no grupo de apuramento e que triunfou em Praga já nas rondas finais da qualificação. Apesar de contar com um grupo muito experiente, Vrba sabe que enfrentará muitas dificuldades para marcar presença na fase seguinte, sendo que a força do colectivo será a grande arma desta formação. 

A estrela: Petr Čech (guarda-redes, Arsenal, 34 anos) – Um dos mais experientes do grupo (119 internacionalizações) e um dos resistentes da última grande geração checa. Na baliza, o conjunto de Vrba terá um dos melhores guarda-redes do mundo, habituado aos grandes palcos e que certamente será um dos pilares fundamentais para o sucesso nesta competição. 

XI Base: Petr Čech, Kadeřábek, Hubník, Kadlec, Limberský, Pavelka, Darida, Rosicky, Dočkal, Krejčí, Necid.

Jogadores Chave: Bořek Dočkal (extremo/médio ofensivo, Sparta Praga, 27 anos) – Capitão da geração sub-21 de 2011, é neste momento um dos principais rostos da equipa e um dos seus maiores desequilibradores. Melhor marcador da fase de apuramento (4 golos) e autor de 13 golos no clube, será um dos principais perigos para os opositores em França; Rosicky (médio, Arsenal, 35 anos) – O “Pequeno Mozart” continua a marcar presença em fases finais e, caso esteja apto, será o maestro da turma. A velocidade de movimentação e a capacidade física já não são as mesmas de outrora, muito por culpa das lesões, mas a qualidade técnica, visão de jogo e inteligência continuam aprimoradas, pelo que Vrba quererá contar com o seu capitão na máxima força; Pavel Kadeřábek (lateral direito, Hoffenheim, 22 anos) – Depois do fantástico Euro sub-21 de 2015 e de um primeiro ano de Bundesliga, o lateral agarrou o lugar na selecção principal e será um dos principais dinamizadores dos checos em França. Rápido, alto e capaz de oferecer muita profundidade pelo corredor, Kadeřábek tem tudo para surpreender os mais desatentos nesta competição. 

Jogador a Seguir: Ladislav Krejčí (extremo, Sparta Praga, 22 anos) – Titular em 9 partidas da fase de apuramento, o ala do Sparta poderá ser uma das revelações da competição. Na temporada apontou 8 golos e 9 assistências ao serviço do vice-campeão checo, tendo dado nas vistas na eliminatória da Liga Europa diante da Lazio. Perante uma equipa tão experiente, a irreverência deste jovem poderá ser importante. 

Prognóstico VM: Fase de grupos

Convocatória: Guarda-redes - Petr Čech (Arsenal), Tomáš Vaclík (Basileia), Tomáš Koubek (Slovan Liberec); Defesas - Theodor Gebre Selassie (Werder Bremen), Roman Hubník (Viktoria Plzeň), Pavel Kadeřábek (Hoffenheim), Michal Kadlec (Fenerbahçe), David Limberský (Viktoria Plzeň), Daniel Pudil (Sheffield Wednesday), Marek Suchý (Basileia), Tomáš Sivok (Bursaspor); Médios - Vladimír Darida (Hertha), Bořek Dočkal (Sparta Praga), Daniel Kolář (Viktoria Plzeň), Ladislav Krejčí (Sparta Praga), David Pavelka (Kasımpaşa), Jaroslav Plašil (Bordéus), Tomáš Rosický (Arsenal), Jiří Skalák (Brighton), Josef Šural (Sparta Praga); Avançados -David Lafata (Sparta Praga), Tomáš Necid (Bursaspor), Milan Škoda (Slavia Praga).

Rodrigo Ferreira

PS - Com o Euro'2016 quase a começar, a UEFA também criou um Fantasy em tudo semelhante ao das provas de clubes (este até parece estar mais funcional). Para se inscreverem na nossa Liga terão que fazer o registo no site da UEFA e depois criarem a vossa equipa (aqui). Após terem montado o plantel, clicam no separador "Leagues", e introduzem o código no 64264PZB no "Join a League".

Grupo A:
Roménia
Albânia
Suíça
França
Grupo B:
País de Gales
Rússia
Eslováquia
Inglaterra
Grupo C
Alemanha
Ucrânia
Polónia
Irlanda do Norte
Grupo D
Espanha
República Checa
Turquia
Croácia
Grupo E
Bélgica
República da Irlanda
Suécia
Itália
Grupo F
Portugal
Islândia
Hungria
Áustria

Etiquetas: ,