Ingrato Português

Portugal é um país fantástico. Boa comida, melhor bebida. Num território com cerca de 92 mil km2, é possível encontrarmos calor, frio, sol, chuva e neve. A nossa variedade de qualidades é extensível do Norte ao Sul do País e é reconhecida por todos os que têm o prazer de nos visitar.

Mas como todas as coisas, nós Portugal e nós Portugueses temos um grande defeito, no meio de tanta virtude… O Português é Ingrato. É inevitável. Está nos genes, está no Sangue. Faz parte de nós criticarmos tudo e todos, sobretudo aqueles que tanto nos engrandecem cá dentro e lá fora.

Desde 139 a.c, com a traição a Viriato, passando pela desacreditação de um dos maiores escritores de sempre - José Saramago - e acabando naquele que é, quiçá, um dos homens mais polémicos da atualidade: Cristiano Ronaldo.

O Homem de todos os recordes, que leva e eleva o nome de Portugal por todo o globo, coleciona uma fração de críticos, que aproveitam até o corte do seu penteado para lançarem a sua acendalha.

Passo a explicar: Ronaldo é o jogador que mais vezes vestiu a camisola das Quinas, colecionando já 129 internacionalizações. Nesses 129 jogos, conseguiu faturar por 60 vezes, alcançando uma média de quase 1 golo a cada dois jogos. Para os que argumentam que o CR7 “nunca decide”, é de importância constatar que Ronaldo é também, a par de Nuno Gomes, o melhor marcador de Portugal em fases finais de Europeus com 8 golos. Além disso, é de bom gosto relembrar a exibição de Ronaldo frente à Suécia, permitindo a entrada da seleção Lusa no Brasil, ou até a mais recente exibição de gala contra Hungria, que abriu caminho aos oitavos do Euro 2016.

Apesar destes dados, existem ainda céticos que duvidam da qualidade e preponderância de Cristiano, alegando que o seu eterno “rival”, Lionel Messi, é realmente superior. E é aqui que está localizada uma das grandes confusões e consequentes problemas em relação a Cristiano Ronaldo: Não é por preferirem Messi que necessitam de odiar Ronaldo, nem vice-versa. Pelo contrário, todos nós nos devíamos sentir orgulhosos e concretizados por podermos ver dois jogadores de tanta qualidade a coexistir no mesmo período temporal, batendo todas as semanas recorde atrás de recorde.

Portugal precisa de Ronaldo, tanto como Ronaldo precisa de Portugal! E Portugal somos todos nós! Mesmo que não gostem da personagem ou do estilo de jogo, mesmo que não lhe esteja a sair nada, quando o Homem estiver com o nosso símbolo ao Peito, torçam por ele, torçam por todos! Porque a felicidade deles, é a nossa felicidade.

O Português é ingrato. Mas o Português é também guerreiro, astuto e corajoso! Ponhamos de lado os nossos defeitos e seguemos as nossas virtudes, marchando com toda a força do Mundo contra esses Canhões.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): João Mota

Etiquetas: ,