Gil Vicente quer 20 ME e integração imediata na I Liga; Reus para 4 meses

Na teoria a Federação Portuguesa de Futebol deverá recorrer da decisão, evitando, assim, o alargamento da I Liga para 20 clubes já na próxima época. Veremos é se isso será apenas o adiar do problema ou se a ideia passa por alterar o formato dos campeonatos, principalmente no que diz respeito ao n.º de equipas que desce ou sobe.

O Gil Vicente exige a "imediata" integração na I Liga. Na primeira reacção depois da resolução do Tribunal Administrativo de Lisboa em relação ao chamado "caso Mateus" os gilistas além da subida salientaram que também não abdicam de uma indemnização de 20 milhões de euros. «Fernando Gomes e Pedro Proença são pessoas sérias, ficaram com a batata quente nas mãos, por decisões erradas no passado. O Gil Vicente tem de ir para a Liga, podem recorrer, mas vejo-os como pessoas responsáveis e devem agora responsabilizar-se também pelas indemnizações ao Gil Vicente. Se recorrerem será uma fatura para todos os portugueses», disse António Fiusa. «A Federação atual deve responsabilizar estes senhores pelo que fizeram ao Gil Vicente, ao País, à FPF e à Liga. Foi tudo feito com má-fé e segundo os interesses. Se não for a Federação a responsabiliza-los será o Gil Vicente, nunca desistiremos. O que fizeram nunca fariam a um clube grande. O Madail quis usar uma bomba atómica contra uma formiga, que era o Gil Vicente, para deixar lá o Belenenses. Foi tudo premeditado», acrescentou. Além da imediata reintegração na Liga, o clube gilista terá também direito a uma indemnização, que nas suas contas rondará os 20 milhões de euros, estimadas com receitas com transmissões televisivas, receitas de bilheteira e até transferências. O dirigente admitiu a possibilidade de negociar este valor, mas também deixou a garantia: «Não estamos em saldos como o Boavista.» Fiusa disse ainda que: «Se a Federação decidir meter recurso sobre esta decisão, o Gil Vicente meterá uma providência cautelar para impugnar os campeonatos.» «A Liga pode aumentar para 19 clubes, para 20, como ficar nos 18. O que o acórdão diz é para anular a decisão de há 10 anos», finalizou, dando a entender que o Belenenses poderá agora ser despromovido.

E quando regressar à competição já não vai ter a companhia de Hummels, Gundogan e quem sabe de Aubameyang e Mkhitaryan - Um mal nunca vem só. Marco Reus além ter ficado de fora do Euro'2016 também vai falhar o arranque da Bundesliga. O extremo/médio ofensido do Dortmund tem uma lesão que irá implicar uma paragem de cerca de 4 meses.

Etiquetas: , ,