«Custa-me dizer isto, mas Rooney joga melhor a médio do que eu»

Que papel reserva Mourinho para o capitão da selecção inglesa no United: médio ou avançado (o português tentou contratá-lo nos tempos do Chelsea para ser a referência do ataque)? Esta transformação do 5.º melhor jogador do Mundo em 2011 é um dos casos mais curiosos nos últimos anos do futebol europeu, já que passou de ser um avançado (ainda que nunca tenha sido um ponta-de-lança puro) para ser agora um médio organizador, uma espécie de "Pirlo à Inglesa", como refere Wilshere, que faz uso da sua extraordinária capacidade de passe e visão de jogo para assumir papel de relevo na construção (a sua solidariedade colectiva também ajuda na hora de defender).

A selecção inglesa começou o Europeu com um empate frente à Rússia, mas apesar do resultado não ter sido o melhor nem tudo são más notícias, já que, por exemplo, a actuação de Wayne Rooney terá deixado Roy Hodgson com motivos para sorrir. O capitão de equipa alinhou como 2º médio (à frente de Dier e atrás de Dele Alli) e foi um dos destaques do encontro, o que valeu mesmo o reconhecimento de um dos "concorrentes" na posição como é Jack Wilshere: "custa-me dizer isto, mas Rooney joga melhor a médio do que eu. Ele desempenha esse papel de uma forma inacreditável. Já o referi noutras ocasiões: julgo que ele é o nosso melhor jogador. Frente à Rússia, creio que foi o melhor em campo. Tudo passou por ele. Ele é como Pirlo, compreende muito bem o jogo e tem uma enorme facilidade de passe.", afirmou o jogador do Arsenal, antes de concluir dizendo que "acho que eu e ele podemos jogar perfeitamente juntos".

Etiquetas: ,