Rumo à Bola de Ouro'2016

Desde que Ronaldo e Messi se erigiram como os melhores da sua geração, dividindo entre si a maioria dos galardões individuais, a “rivalidade” entre ambos transfigurou a forma como futebolistas, adeptos e o universo do futebol em geral encaram a Bola de Ouro. Nesse sentido, o Visão de Mercado irá mensalmente (com 2 top's extra no meio e final do Ano, com pontuações a dobrar) indicar num ranking aqueles que mais fizeram para conseguir o prémio de melhor jogador do Mundo de 2016 com critérios bem ponderados, ilustrando uma espécie de corrida entre as várias estrelas do futebol mundial. A ideia passa por atribuir uma pontuação aos jogadores que mais se destacaram nesse mês para que no final deste ano civil seja possível, de uma maneira justa, eleger aqueles que foram verdadeiramente os melhores.

Um mês recheado de destaques (nomes como Torres, Alexis, Milner, Vidal, Aubameyang, Hummels, Brandt, Ben Arfa, Di María, Lacazette, de Jong, Hulk ou Smolov também podiam ter figurado neste Top). Mas tendo em conta a maneira como o individual contribuiu para o sucesso coletivo, este é o "Rumo à Bola de Ouro'2016" de Abril:

1.º Antoine Griezmann (Atlético de Madrid) - O melhor jogador do Mundo em Abril. O francês marcou 6 golos cruciais, incluindo os 2 permitiram a passagem ao Atlético frente ao Barcelona, e ainda juntou aos golos, duas assistências e uma capacidade de liderar um clube que até então não tinha um líder declarado. Os colchoneros venceram 8 das 9 partidas que disputaram com o ex-Real Sociedad em campo.
2.º Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - Renasceu para a luta pela Bola de Ouro. O extremo do Real Madrid fez 6 golos durante o mês, com destaque para os 3, em casa, frente ao Wolfsburgo que ditaram o apuramento para as meias da Champions, tal como o golo da vitória no Camp Nou, no 2-1 para o Real que relançou o campeonato. Fez também duas assistências, embora tenha falhado os encontros finais deste período devido a lesão. Com o português em campo, o Real só perdeu na Volkswagen Arena.
3.º Kevin De Bryune (Manchester City) - O herói do City. O belga marcou em ambos os jogos frente ao favorito PSG e foi o principal responsável pela queda dos franceses na prova milionária. Para além disso, é notória a diferença de resposta quando o belga faz parte da equipa. Marcou ainda ao Bournemouth, num mês em que a equipa de Manchester não perdeu com o 17 em campo.
4.º Luis Suárez (Barcelona) - Bombástico! 11 golos e 3 assistências num mês, a nível individual, quase perfeito para o uruguaio. Em apenas 2 encontros somou dois pokers, tendo, frente ao Depor, feito 4 golos e 3 assistências. Peca, no entanto, pelas derrotas frente a Real Madrid, Atlético e Valencia.
5.º Zlatan Ibrahimović (Paris Saint-Germain) - A época do sueco é brutal. Só na Liga fez 34 golos e 13 assistências em 28 jogos e em Abril somou mais 9 golos e duas assistências. A mancha negra no mês de Ibra, no qual somou 5 vitórias, acaba por ser o Man City, equipa que lhe incumbiu uma derrota e um empate e a consequente eliminação da Liga dos Campeões.
6.º Koke (Atlético de Madrid) - Simples. 2 golos, 5 assistências e muita preponderância em todos os momentos (ofensivos e defensivos) do Atl. Madrid. Um dos maiores responsáveis pelas 8 vitórias dos Colchoneros neste mês que agora findou.
7.º Gareth Bale (Real Madrid) - Sem CR7 no final do mês, apareceu Bale para resolver. O galês tem feito uma época brutal, tendo 19 golos e 10 assistências em 22 jogos, só para o campeonato. E em Abril decidiu os encontros frente ao Rayo (bisou na vitória por 3-2, depois de terem estado a perder por 2-0) e Real Sociedad (uma cabeçada vitoriosa que deu a vitória por 1-0). De realçar também que o ex-Tottenham é o líder dos golos de cabeça, sendo um dos mais fortes cabeceadores da atualidade.
8.º Kun Agüero (Manchester City) - Todos sabem o jogador que é Agüero. Todos sabem o jogador que podia ser Agüero sem lesões. E todos sabem o que pode alcançar com Pep Guardiola. Fica a ideia que ainda tem tanto para extrair e quando o fizer o Mundo do futebol estará cá para presenciar. Em Abril fez mais 7 golos, num mês com 5 vitórias e 3 empates com El Kun em campo.
9.º Gianluigi Buffon (Juventus) - Tem 38 anos, mas é como se tivesse menos 10. Sofreu apenas 2 golos e manteve a baliza inviolável em 3 dos 5 encontros. Com ele, a Juve somou 5 vitórias em 5 jogos, tendo o encontro frente à Fiorentina, no qual Gigi apareceu para defender tudo (inclusive um penálti e a sua recarga), sido o seu ponto alto do mês.
10.º Henrikh Mkhitaryan (Borussia Dortmund) - Mais um jogador com uma temporada fantástica. São 23 golos e 32 assistências em 50 jogos para o arménio. Neste mês fez mais 3 golos e 6 passes decisivos que representaram 4 vitórias, dois empates e a mítica derrota em Anfield por 4-3 que vai ficar para a história desta modalidade.
11.º Saúl Ñíguez (Atlético de Madrid) - O ponto alto do irmão de um jogador que está em Portugal foi o golaço que apontou no Vicente Calderón frente ao Bayern. No entanto, fez ainda dois passes decisivos, num mês em que foi peça fulcral para as 7 vitórias em 8 encontros disputados pelo Atleti.
12.º Joe Hart (Manchester City) - 4 golos sofridos e 4 jogos sem os sofrer. Isto em 7 jogos. O guardião inglês parece estar a querer provar a Pep que tem de ser o n.º 1 dos citizens para o ano. Foi decisivo na Liga dos Campeões frente a PSG e Real, tendo somado 4 vitórias e 3 empates ao longo do mês.
13.º Paul Pogba (Juventus) - Muita, muita, muita preponderância na Juventus. Se Pogba já foi alguma vez sobrevalorizado, o mesmo não se pode dizer agora. O francês está feito um craque e um Europeu a este nível que tem apresentado vai-lhe valer certamente um maior contrato noutro lado. Em Abril fez 2 golos e 4 assistências, nas 5 vitórias da Vecchia Signora (mês 100% vitorioso).
14.º Filipe Luís (Atlético de Madrid) - O melhor lateral esquerdo da temporada. O brasileiro voltou a apresentar-se como um lateral de topo mundial em Madrid, tal como na época antes de rumar a Londres, e tem impressionado pela maneira segura como defende e pelo critério com que ataca. Fez uma assistência neste mês e em 7 jogos que disputou só não venceu em casa o Barça para a Champions.
15.º Cédric Bakambu (Villarreal) - Uma das principais revelações do ano. O congolês, que nasceu em França, leva 22 golos na corrente época, 5 dos quais apontados em Abril. Com o Villarreal já garantido na maior prova de clubes do Mundo para o ano, veremos o rumo que tomará para a sua carreira. O que é certo é que o ex-Bursaspor é o principal rosto da magnífica temporada do conjunto de Marcelino Toral, que venceu 5 encontros este mês (empatou 1 e perdeu 2), tendo mesmo aberto as meias-finais da Liga Europa, frente ao Liverpool, com uma vitória.


Etiquetas: