«Rui Vitória passou um mau bocado, mas soube dar a volta. Benfica? Está em primeiro e espero que acabe assim»; Arouca empata no Estoril; Fenerbahçe escorrega e deixa Quaresma com uma mão no título; Poyet no Bétis

Mérito de RV, dos jogadores ou da Estrutura?

O Benfica pode celebrar no próximo Domingo o 35.º campeonato e tem em Simão Sabrosa, a figura do título em 2005, mais um apoiante. O extremo abordou hoje o campeonato, tendo manifestado que o apoio dado pela estrutura a Rui Vitória foi fundamental para este feito, sendo que o treinador tem igualmente muito mérito. "O Benfica teve um jogo difícil na Madeira e não escorregou, como alguns esperavam. Está em primeiro e espero que acabe assim. No início da época houve alguma pressão com a mudança de treinador, mas os jogadores focaram-se no objetivo de chegar ao primeiro lugar e conseguiram-no. Rui Vitória passou um mau bocado, mas soube dar a volta. Acreditou no trabalho dele, que era possível implementar a sua forma de jogar. O apoio da estrutura também foi fundamental. Sentiu-se protegido e nada melhor do que isso, ainda para mais através das pessoas mais importantes do clube, como é o caso do presidente", afirmou Simão, à margem da abertura de uma escola de futebol em Cascais.

Equipa de Lito Vidigal só perdeu uma vez nas últimas 13 jornadas; Paços entra para a última a depender só de si para ficar em sexto - No encontro que fechou a jornada 33 da I Liga, Estoril e Arouca empataram a 1 golo. Na Amoreira, a equipa da casa precisava de vencer para alcançar o sexto lugar, mas durante a parte inicial do desafio teve muitas dificuldades para criar perigo, tendo mesmo sido os visitantes a inaugurarem o marcador aos 39', com Walter Gonzalez a aparecer isolado e a picar a bola por cima de Georgemy, tendo Anderson Luís, na tentativa de evitar o golo, acabado por empurrar a bola para o fundo da baliza. A partir deste momento, a turma da linha passou a dominar claramente os acontecimentos, criando várias situações para marcar, mas Bracalli foi, por várias vezes, um muro intransponível. Até que aos 85' Matheus bate um livre para a área e Diakhité faz o empate, estabelecendo o 1-1 final. Com este resultado, o Estoril é sétimo, com os mesmos 47 pontos (mas com vantagem no confronto directo) que o Rio Ave e menos 1 que o Paços.

Os andaluzes pretendem elevar o patamar competitivo do clube, voltando a colocá-lo entre os candidatos à Europa em Espanha, e para isso contam não só com o treinador uruguaio mas também com o novo director desportivo Miguel Torrecilla, que nos últimos 7 anos esteve no Celta de Vigo e é visto como um dos responsáveis pelo grande crescimento competitivo dos galegos - Gustavo Poyet, treinador uruguaio, assinou com o Betis para as próximas 2 temporadas. O ex-jogador de Zaragoza, Chelsea ou Tottenham e antigo treinador de Sunderland ou AEK de Atenas sucede assim a Juan Merino, que conseguiu afastar o conjunto onde alinha Ricky Van Wolfswinkel dos últimos lugares da tabela da La Liga.

A equipa de Vítor Pereira, Nani, Bruno Alves e Raúl Meireles deve ter dito adeus ao título, já que o Besiktas necessita apenas de somar 1 ponto nas 2 jornadas que faltam para sagrar-se campeão - Desaire muito comprometedor para o Fenerbahçe. Na 32.ª jornada da Liga Turca, o conjunto de Istambul foi derrotado na deslocação ao terreno do Basaksehir (equipa onde alinha o ex-Marítimo e Braga Márcio Mossoró) por 2-1. Com Bruno Alves e Nani de início, Visca, com um bis aos 60' e aos 65', fez os golos que ditaram a derrota do Fenerbahçe, antes de Topal, a passe de Nani, ter reduzido a diferença no marcador (pelo meio Robin Van Persie desperdiçou ainda uma grande penalidade) . À falta de 2 desafios para terminar o campeonato, a equipa de Vítor Pereira está em segundo, com menos 6 pontos que o Besiktas, onde alinha Ricardo Quaresma. 

Etiquetas: , , , , , ,