Renato Sanches convocado para o Europeu; Tiago e Bernardo ficaram de fora

O Benfica, apesar de ter chegado ao título com 4 portugueses no 11 titular, só coloca 2 jogadores na convocatória; Cédric, suplente em 8 dos últimos 10 jogos do Southampton, ultrapassou Cancelo (que fez mais jogos no campeonato e inclusive foi titular em 5 partidas na Champions) e André Almeida (que realizou uma época competente); No meio campo, sem o lesionado Bernardo Silva (que vai parar 3 a 4 semanas) a dúvida era entre Sanches e Pizzi, mas surpreende que o seleccionador tenha optado por tantos "8's", apesar de Gomes e João Mário terem a polivalência para ocuparem várias posições, e prescindido de um médio ofensivo/extremo, ainda para mais quando Danny também está indisponível. Já no centro da defesa, FS privilegiou o estatuto, não tendo dado espaço a elementos que realizaram uma boa temporada como Neto e principalmente Rúben Semedo.

Estes exercícios não são fáceis e raramente são consensuais, mas esta era a convocatória mais esperada. Fernando Santos divulgou a lista que vai representar Portugal no Euro'2016. A presença do ainda júnior Renato Sanches, do Benfica é a grande novidade na convocatória. Já elementos como Tiago e Bernardo Silva ficaram de fora das opções. Também Bosingwa, Miguel Veloso e André André, que participaram na qualificação, foram excluídos. O Sporting com 4 jogadores - Patrício, Adrien Silva, William e João Mário - é o clube mais representado. Recordamos que a selecção nacional estreia-se a 14 de junho frente à Islândia em Saint-Etienne, a 18 de junho mede forças com a Áustria, no Parque dos Príncipes, fechando a primeira fase a 22 em Lyon, diante da Hungria. O Campeonato da Europa de 2016 inicia-se a 10 de junho com o jogo França-Roménia e termina a 10 de julho.

Os 23 que vão chegar ao título:

Guarda-redes – Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo Zagreb)
Defesas – Vieirinha (Wolfsburgo), Cédric (Southampton), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Mónaco), Bruno Alves (Fenerbahçe), José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica) e Raphael Guerreiro (Lorient)
Médios – William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Mónaco), Renato Sanches (Benfica), Adrien Silva (Sporting), André Gomes (Valência) e João Mário (Sporting)
Avançados – Rafa Silva (SC Braga), Ricardo Quaresma (Besiktas), Nani (Fenerbahçe), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Éder (Lille)

Etiquetas: