Sérgio Ramos eleito o MVP da final; Ronaldo é o 1.º português a ganhar 3 Champions; FC Porto conquista campeonato de Basquetebol frente ao Benfica

Sérgio Ramos, que marcou o golo do Real Madrid, foi eleito pela UEFA como o melhor jogador em campo na final da Liga dos Campeões. Noite histórica também para Ronaldo, que é o 1.º português a vencer a Champions por 3 vezes. Já Zidane, que está apenas há menos de 6 meses no comando técnico da equipa principal do Real, é o 1.º treinador francês a vencer a principal prova de clubes da Europa. Zizou conseguiu ainda a proeza de vencer a Champions em 3 vertentes pelos Blancos: jogador (2002), adjunto (2014) e treinador (2016).

Os portistas garantiram o título no primeiro ano do regresso ao escalão máximo, após três anos de projeto Dragon Force, com dois triunfos na Proliga - O FC Porto venceu o Benfica no quarto jogo da final de basquetebol, por 93-85, sagrando-se assim campeão nacional pela 12.ª vez e pondo termo à hegemonia encarnada. Os portistas, que regressaram este ano ao primeiro escalão após três anos de ausência, passaram para a frente no segundo período e chegaram ao intervalo a vencer por 45-39. A defesa do Benfica esteve mais empenhada, mas mais uma vez não mostrou capacidade para parar DeVries (o jogador mais decisivo desta final), que foi o motor ofensivo no primeiro tempo (quatro triplos), e terminou o encontro com 23pt. No terceiro período o Porto cavou uma diferença de 15 pontos, diferença essa que conseguiu gerir até ao final. Os ex-campeões foram usando as suas individualidades (pouco jogo colectivo e demasiada fé em Cook) nas acções ofensivas, e ainda se chegaram perto, mas um triplo (com falta) de Miguel Queiroz selou o destino da partida. Os momentos finais viram o Benfica recorrer às faltas, mas os portistas não vacilaram da linha de lance livre. O Benfica vinha de 4 campeonatos consecutivos, 6 nos últimos 7 anos, já o FC Porto volta aos títulos, depois da vitória em 2010-11.

Etiquetas: , ,