Dois craques à procura de dar uma alegria à nação

Em clima de guerra civil, o povo ucraniano tem no futebol uma forma de alienação da dureza da vida real. O pior é quando a guerra entra pelas portas da selecção. Os jogadores do Dynamo e do Shakhtar resolveram andar ao pontapé na última partida entre os dois clubes e a situação ficou muito difícil para o seleccionador Mykhaylo Fomenko. Algumas das principais referências da equipa, como Yarmolenko ou Stepanenko, disseram que nunca mais seriam capazes de trocar uma palavra e não foram os únicos. Com este cenário, fica difícil acreditar numa grande prestação da Ucrânia neste Europeu. A bomba no balneário pode explodir a qualquer instante, a menos que os jogadores tenham esquecido aquilo que disseram há bem pouco tempo. Apesar de ter sido uma das últimas apuradas, após um playoff com a Eslovénia, os ucranianos estão longe de ser uma das nações mais fracas em prova e têm boas possibilidades de chegar à fase a eliminar, feito que nunca alcançaram. Inseridos num grupo com Alemanha, Polónia e Irlanda do Norte, os homens do leste da Europa são claramente superiores aos britânicos e tem condições suficientes para discutir o segundo lugar com os polacos. Além disso, é bem provável que o terceiro classificado também siga em frente, pelo que seria uma surpresa não ter a Ucrânia nos oitavos-de-final. Com poucos jogadores a actuar no estrangeiro (a convocatória foi afectada pela inexistência de relações com a Rússia, que motivou a ausência de jogadores como Zinchenko) e uma base composta por jogadores do Dynamo e do Shakhtar, como habitualmente, os ucranianos têm um colectivo homogéneo e esperam contar com a inspiração de Yarmolenko e Konoplyanka. 

A estrela - Andriy Yarmolenko: Apesar de repartir o protagonismo com Konoplyanka, Yarmolenko é porventura a principal referência da selecção. O outrora apontado como sucessor de Andriy Shevchenko, agora na equipa técnica, é um jogador com um talento incrível e tem-no demonstrado tanto ao serviço do Dynamo como da selecção. Actuando da direita para o meio, é muito difícil de travar e faz estragos com o seu pé esquerdo, seja através do passe ou do remate (e que qualidade tem na finalização). Se não se deixar afectar pelas polémicas extra-futebol, terá neste Europeu mais uma oportunidade de deixar meia Europa atrás de si. 

11 tipo: Pyatov; Shevchuk, Rakitskiy, Khacheridi, Fedeckyj; Stepanenko, Rybalka, Yarmolenko, Garmash, Konoplyanka; Seleznyov

Jogadores chave: Yaroslav Rakitskiy (central, Shakhtar, 26 anos) - É o patrão da defesa. Um jogador com um estilo de jogo muito físico e agressivo, que se impõe facilmente nos duelos. Tem uma agilidade razoável e boa capacidade de antecipação. Pode fazer a diferença nas bolas paradas ofensivas; Denis Garmash (médio, Dynamo, 26 anos) - Se Yarmolenko e Konoplyanka são os desequilibradores, Garmash é o maestro. É claramente um dos jogadores acima da média nesta equipa, destacando-se pela visão de jogo e excelente qualidade técnica; Yevhen Konoplyanka (extremo, Sevilha, 26 anos) - Do lado esquerdo, será um perigo constante para qualquer adversário. A criatividade e capacidade de decisão do homem do Sevilha é uma das principais armas da selecção ucraniana. Sempre à procura do corredor central, é muito forte no transporte e tem grande facilidade de remate. 

Jovem a seguir: Viktor Kovalenko (médio, Shakhtar, 20 anos) - Na ausência de Oleksandr Zinchenko, é claramente o jovem com maior potencial da equipa. Depois de dar nas vistas pelas selecções jovens da Ucrânia, o médio do Shakhtar estreia-se numa grande competição e, apesar de dificilmente vir a ter um papel central, pode ir ganhando o seu espaço. No emblema de Donetsk conseguiu afirmar-se de forma natural, dado o seu enorme talento. Com inteligência, técnica e polivalência (pode jogar a 10, como 8 ou até sobre um dos flancos), Kovalenko tem também muita facilidade de aparecer em zonas de finalização e uma qualidade superior na marcação de livres.

Prognóstico VM: Oitavos-de-final

Convocatória - Guarda-redes: Boyko (Besiktas), Pyatov (Shakhtar Donetsk) e Shevchenko (Zorya Luhansk); Defesas: Fedetskiy (Dnipro), Kamenyuka (Zorya Luhansk), Kucher (Shakhtar Donetsk), Khacheridi (Dynamo Kiev), Rakitskiy (Shakhtar Donetsk) e Shevchuk (Shakhtar Donetsk); Médios: Garmash (Dynamo Kiev), Gusev (Dynamo Kiev), Karavayev (Zorya Luhansk), Kovalenko (Shakhtar Donetsk), Konoplyanka (Sevilha), Malyshev (Shakhtar Donetsk), Petriak (Zorya Luhansk), Rotan (Dnipro), Rybalka (Dynamo Kiev), Sydorchuk (Dynamo Kiev), Stepanenko (Shakhtar Donetsk), Tymoshchuk (Kairat Almaty) e Shakhov (Dnipro); Avançados: Roman Zozylya (Dnipro), Pylyp Budkivskyi (Zorya), Evhen Seleznyov (Shakhtar)

Etiquetas: ,