Crescer, vivendo entre grandes

Vivemos num cantinho da Europa, como latinos, vivendo o futebol intensamente e um campeonato onde se discute cada lance ao detalhe, como se isso determinasse cada vitória. Num campeonato dominado por três grandes, com vários clubes de média dimensão, uns maior que outros, uns em crescimento outros em queda, surge entre eles o "pequeno" Moreirense Futebol Clube. Dizer que o Moreirense é da vila de Moreira de Cónegos é um esforço geográfico, que só falando em cidades ou regiões próximas se chega por aproximação, como o concelho a que pertence, Guimarães. Uma vila com cerca de 5000 habitantes, e um Clube com cerca de 1700 sócios, vive e sobrevive entre os grandes, entre o poder, o histórico e os orçamentos. Chegaram a pulso ao topo e gostam de viver no meio da confusão, não são capa de jornais, têm direito a um pequeno retângulo (notícia) de 5X10 no meio dos tradicionais jornais, e são alvo de algum interesse quando o encontro envolve outros emblemas.

Falar concretamente do Moreirense é falar de um clube cumpridor, um clube pequeno na sua dimensão mas organizado, onde a gestão é o segredo do sucesso, fruto da competência que gere os destinos do clube na pessoa do seu presidente, Vitor Magalhães. Ele sonhou e idealizou estar no patamar máximo do futebol Português, ele ousou pensar mais alto e colocar um clube "pequenino mas valente" a lutar com os grandes e por isso fará parte integrante da história do clube fundado no ano de 1938. A solidificação na primeira liga é o objetivo principal e, para isso, cada passo tem que ser medido, cada contratação analisada criteriosamente e cada investimento calculado. O clube conta com 6 presenças na 1º Liga, sendo que irá para a 7ª Presença (3ª Época Consecutiva) e desta forma pretende criar bases solidificadas para épocas que possam ser cada vez mais de afirmação.

Plantel
O clube tem o projeto definido, onde cada equipa técnica possui valores humanos capazes de lutar e cumprir os objetivos. Entre jogadores com contrato e empréstimos há um misto de qualidade capaz de corresponder às expectativas. Nesta última época, nomes como Iuri Medeiros e Rafael Martins encabeçam uma lista onde a qualidade tem estado presente juntamente com Fábio Espinho, João Palhinha, Battaglia, Vitor Gomes, Filipe Gonçalves...

Época
Esta temporada foi um pouco atípica. Somou mais pontos fora do que em casa, os jogadores assumiam mais pressão a jogar perante os seu adeptos do que nas deslocações fora, onde apresentavam mais confiança. O estilo de jogo também propiciava esse aspeto, visto que em casa com equipas do seu campeonato o Moreirense tinha algumas dificuldades em assumir o jogo, enquanto fora de portas o seu esquema de contra ataque soltava os jogadores e favorecia, assim, a sua atuação. Sendo uma equipa mais pequena comparativamente a outras, nunca adota um estilo de jogo ultra defensivo e nunca se descaracteriza muito, mesmo contra clubes de mais valia, além da segurança defensiva nunca descura uma hipótese de contra ataque.

Fim de Ciclo
Finda a época e cumpridos os objetivos, terminou o ciclo do Professor Miguel Leal à frente dos destinos do clube. Clube e Treinador entenderam que era altura de fechar um ciclo para ambas as partes. O treinador possui outras ambições fruto dos trabalhos sustentados que tem conseguido ao longo dos últimos anos, e o clube pretende começar um novo ciclo com outro técnico, com outras ideias e com outro futebol que, este ano, fruto do elenco à disposição ficou um pouco aquém das expectativas.

Treinador
O homem que se segue é o treinador Pedro Filipe conhecido no futebol como Pepa. Natural de Torres Novas e com 35 anos de idade, foi a escolha da direção do clube para mais um ciclo sendo que esperam que este jovem treinador traga ideias novas e, de acordo com o plano do clube, seja capaz de alcançar os objetivos sem descurar um futebol com qualidade para os seus adeptos e para os amantes do desporto em geral, lutando pela melhor classificação possível (Melhor Classificação Obtida 9º Lugar - Época 2003/2004).

Estádio
Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, ou como carinhosamente referem os seus adeptos o "Comendador". Ir ao Comendador num típico domingo à tarde já faz parte da tradição de muitas famílias e adeptos. O "bichinho" do futebol vai crescendo sustentadamente e gerações mais novas já assumem o Moreirense como seu clube, sem as influências dos tradicionais grandes. Com uma casa com capacidade para 6153 lugares, acabou a época com uma média de 2170 espectadores por jogo, o que representa 35,27% (% média ocupação) da sua lotação.

Camadas Jovens / Infraestruturas
O Moreirense além do futebol profissional, plantel principal, possui ainda nos seus quadros cerca de 300 atletas distribuídos pelos diversos escalões e campeonatos (distritais e nacionais) que treinam diariamente nas infraestruturas do clube (campos de treino) bem como em campos de clubes vizinhos com o qual o clube tem parcerias.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): José Dias

Etiquetas: ,