ABC conquista Taça Challenge frente ao Benfica; Luta entre Sporting e FC Porto nos juniores; Menino de Van Gaal dá Taça de Inglaterra ao Man Utd

À quarta foi de vez: depois de uma taça dos campeões e duas Challenges perdidas na final, o emblemático clube bracarense ergue o seu primeiro troféu europeu, repetindo o inédito feito do Sporting em 2010. É certo que se trata de uma prova inferior (as maiores potências nem estão representadas), mas considerando o papel do andebol português na hierarquia europeia, não deixa de ser feito considerável.

O ABC foi derrotado em casa pelo Benfica, por 25-29, mas a vantagem trazida da Luz (28-22) foi suficiente para arrecadar a vitória na final da Taça Challenge, 3.ª prova mais importante na hierarquia do andebol europeu. O clube da Luz chegou cedo a uma vantagem de quatro golos (2-6), mas o ABC foi equilibrando, e a partida foi para intervalo com uma igualdade a 11. No segundo tempo os bracarenses foram gerindo a vantagem trazida da primeira mão, sendo que a exclusão de Alves Silva dificultou ainda mais a recuperação dos visitantes. Nos instantes finais o Benfica carregou e chegou a colocar a eliminatória em aberto, mas Humberto Gomes (que já havia sido peça fundamental na conquista leonina de 2010), com uma defesa decisiva, e Spínola, desfizeram as dúvidas. O ABC, não obstante ser uma equipa de recursos limitados e plantel curto, quando comparada com os três grandes, e ter alguns elementos fundamentais de fora por lesão, aparece nesta fase final de temporada em grande, podendo ainda juntar o título nacional a este troféu.

Leões vingaram-se da humilhação da 1.ª volta; Dragões só dependem de si mas ainda vão ao Seixal defrontar o Benfica -  Na 12.ª jornada da 2.ª fase do campeonato nacional sub-19, FC Porto e Sporting venceram os seus encontros e confirmaram uma luta a 2 pelo título nacional, Benfica voltou a escorregar, ao passo que Vitória e Académica repartiram pontos. Os dragões receberam e venceram o Paços de Ferreira por 2-0 no Olival, resultado que permite à equipa de Folha continuar na liderança com mais 1 ponto que o Sporting que, numa deslocação a Vila do Conde , vingou a goleada sofrida em Alcochete, vencendo o Rio Ave por 3-2. No Seixal o Benfica foi derrotado pelo Belenenses por 4-3, derrota que afasta definitivamente os encarnados dos lugares cimeiros. Por último, empate a duas bolas entre Vitória e Académica, equipas que pouco têm em jogo até ao final do campeonato. Nas últimas e decisivas 2 jornadas, os leões deslocam-se a Belém e recebem a Académica, enquanto que o FC Porto recebe o Belenenses e visita o Benfica.

Imagem: Daily Mail
Pressão extra para Mourinho (o português deve ser oficializado pelos Red Devils nos próximos dias)? Van Gaal mantém a tradição de ganhar títulos por todos os clubes por onde passou e ainda por cima conseguiu-o com um jogador da formação, quando em Manchester muitos temem que o Special One não dê continuidade a esta política - O Man Utd quebrou o jejum de títulos ao derrotar o Crystal Palace na final da Taça de Inglaterra, por 2-1 no prolongamento. Os Red Devils, que não tiveram sorte com os postes, sofreram o 1-0 aos 78 minutos por intermédio de Puncheon mas empataram 3 minutos depois, com Mata a dar sequência a uma jogada à Maradona de Rooney. No prolongamento, e numa fase em que estavam com 10 devido à expulsão de Smalling, Lingard, com um tiraço permitiu a Van Gaal sair de Inglaterra com um título. Os Red Devils, que estavam em branco desde 2013, conquistaram a FA Cup pela 12.ª vez (igualam o Arsenal), já o Palace, que teve em Bolasie o melhor elemento, continua sem vencer títulos de 1.º nível.

Etiquetas: , ,