Renato Sanches, o português mais novo de sempre numa fase final; Marco Silva falha dobradinha; Norton de Matos deixa União; United em 5.º; Hull vs Sheffield

Renato Sanches vai ser o jogador mais novo de sempre a representar Portugal numa fase final. Ao ser chamado por Fernando Santos para o Euro'2016 o médio do Benfica, de apenas 18 anos, superou Cristiano Ronaldo e Hugo Viana, que com 19 anos estiveram no Euro'2004 e Mundial'2002, respectivamente. Com 20 anos, Futre, Rui Patrício, Nélson Oliveira também marcaram presença numa fase final pela selecção AA de Portugal, mas nada bate Sanches, jovem que na próxima época irá representar o Bayern de Munique, depois de ter proporcionado uma transferência que pode chegar aos 80 ME.

MS perde a oportunidade de fazer a dobradinha, isto numa fase em que o seu futuro ainda não é certo - AEK conquistou a Taça da Grécia, ao  bater na final o Olympiakos por 2-1. Com André Simões de início (Hélder Barbosa não foi utilizado), o AEK chegou à vantagem aos 38', por Mantalos, tendo Djebbour, aos 51', marcado à antiga equipa e feito o segundo. Aos 85', já sem Hernâni em campo, o conjunto de Marco Silva reduziu a diferença por Dominguez, mas já não foi a tempo de evitar a derrota.

Esteve para sair em Dezembro, na altura um empate contra o Benfica e uma vitória frente ao Sporting evitou esse cenário, mas acabou por falhar na mesma o objectivo - Luís Norton de Matos não vai continuar no União da Madeira, equipa que desceu à II Liga. O técnico, de 62 anos, que liderou os insulares no regresso ao campeonato principal, termina contrato no final da época e não foi convidado a renovar. Recordamos que o União, que nunca tinha estado na zona de despromoção até à derradeira jornada, viu consumada a descida de divisão na última jornada, ao perder em casa com o Rio Ave (2-1).

Red Devils terminam PL com menos 4 pontos do que na época passada - No último jogo da Premier League 2015-2016, o Manchester United bateu o Bournemouth por 3-1. Rooney, aos 43', fez o 1-0, tendo Rashford e Young ampliado a vantagem antes de Smalling marcar na própria baliza e fixar o resultado final. Com este resultado, o United termina o campeonato em quinto (ainda que com os mesmos pontos do City, que ficou em quarto) e jogará a Liga Europa na próxima época. Já o Bournemouth finaliza no 16.º posto, garantindo a manutenção.

Derby ainda assustou, mas será mesmo o Hull a defrontar o Sheffield, num encontro em que a equipa de Carvalhal é claramente a "outsider", já que jogará frente a um conjunto com um plantel "de Premier League" - O Hull City superou a eliminatória frente ao Derby County e enfrentará o Sheffield Wednesday no dia 28, em Wembley, para definir quem sobe à Premier League. Ainda assim, os Tigers tiveram que sofrer, já que após terem obtido uma excelente vitória fora por 3-0, perderam em casa por 2-0 (golos de Russel e Robertson na própria baliza), escapando por pouco do prolongamento.

Etiquetas: , , ,