32: Já só faltam 180 Minutos

As jornadas vão-se sucedendo, mas o filme da I liga do futebol português vai-se mantendo: pela sétima jornada seguida, Benfica e Sporting, com maior ou menor dificuldade, venceram os seus compromissos e seguem numa luta acérrima, que está cada vez mais perto do fim (faltam apenas duas jornadas para que o campeonato acabe). Assim, as águias voltaram a sofrer perante um adversário da segunda metade da tabela, desta feita o Vitória de Guimarães, demonstrando a falta de dinâmica ofensiva (poucas oportunidades criadas) que tem sido o tónico dos últimos desafios do conjunto de Rui Vitória. Um golo de Jardel, mesclada com acções providenciais de Ederson ou André Almeida, serviu para obter os 3 pontos e manter a liderança da tabela. Já o Sporting estava obrigado a uma autêntica raridade no passado recente do clube para continuar a sonhar: ir vencer ao Estádio do Dragão. Mas os homens de Jorge Jesus querem mesmo levar a corrida até ao risco de meta e vergaram os dragões por 3-1, num clássico em que João Mário brilhou e Slimani confirmou a sua faceta de "homem dos clássicos" (só esta época marcou 6 golos a Benfica e Porto). Na luta pela Europa, o Arouca deu um decisivo passo rumo a uma histórica qualificação para a Liga Europa, batendo o Nacional e aproveitando o empate do Rio Ave frente ao Tondela para ganhar uma margem de 5 pontos face à equipa de Pedro Martins, a qual ficará, juntamente com o Estoril (vitória por 2-1 frente ao Marítimo), à espera de uma escorregadela do Paços de Ferreira (que foi vencer ao Restelo por 2-0) para chegar às competições da UEFA em 2016/2017 (2 pontos separam as 3 equipas que lutam pelo sexto lugar). Na luta pela manutenção, o Boavista (empate a 1 em Moreira de Cónegos) garantiu a permanência no máximo escalão na próxima época, enquanto que, numa verdadeira final, o União da Madeira venceu a Académica por 3-1 e, tal como o Vitória de Setúbal (que foi perder a Braga por 3-2), tem agora 5 pontos de vantagem sobre os Estudantes e o Tondela, o que, com somente 6 pontos por disputar, faz com que seja preciso um verdadeiro milagre para que os homens de Gouveia e Petit não estejam na II Liga na próxima temporada.

Equipa da Jornada: Arouca - São já 4 os pontos de vantagem para o 6.º, e a presença na Liga Europa é quase certa. Um feito notável para uma equipa só há 3 anos se estreou no campeonato principal. E frente ao Nacional foi a dose habitual, com uma coesão defensiva a não permitir aos insulares criarem perigo durante grande parte da partida e um ataque pragmático, que por norma é implacável a aproveitar as brechas no adversário.

Equipa Desilusão: Belenenses - No final da partida Velasquez classificou a exibição como horrível e a verdade é que se esperava mais dos azuis, que durante uma fase da época prometeram ser uma das boas novidades da época mas que acabam o ano a somar maus resultados (duas derrotas e um empate nos últimos 3 jogos), que hipotecaram uma ida à Europa.

Melhor 11 da 32.ª Jornada da I Liga: Defendi (Paços), André Almeida (Benfica), Jardel (Benfica), Henrique (Boavista), Botelho (Estoril), Nuno Coelho (Arouca), João Mário (Sporting), Amilton (União), Rafa (Sp. Braga), Élio Martins (União), Slimani (Sporting)

Melhor Jogador: João Mário (Sporting) - Técnica, poder de decisão, qualidade na posse e uma exibição no Clássico que confirmou que é um dos melhores jogadores a actual em Portugal. O médio fez a diferença com duas assistências, foi sempre uma dor de cabeça para Angél, e passou pelo sua capacidade individual o factor que desequilibrou o duelo entre Sporting e FC Porto.

Jogador Desilusão: Indi (FC Porto) - Um central que chegou ao futebol português depois de ser titular no terceiro classificado de um Mundial e por 8 Milhões, mas que esteve sempre longe, muito longe, de justificar essas credenciais. Sem qualidade com bola para jogador de equipa grande, lento, sem presença e incapaz de ganhar um duelo aéreo, Indi é um dos jogadores a quem mais se pode apontar o dedo ao falar desta má época dos dragões.

Jogador a Seguir: Dalbert (Vit. Guimarães) - Os vimaranenses estão numa série de 12 jogos sem vencer mas o brasileiro termina a época em grande. A fazer a diferença com a sua técnica e capacidade em dar profundidade ao corredor o ex-Académico com o decorrer da época, que até teve numa 1.ª fase uma incursão pela equipa B, foi melhorando consideravelmente no momento defensivo e contra o Benfica foi mesmo um dos melhores do conjunto de Conceição.

Pedro Barata

Etiquetas: