Pinto da Costa: «Peseiro tem mais um ano de contrato, não tem culpa de ter este plantel; «Esta época acabou. Os jogadores têm 6 jogos para mostrar quem tem caráter e valor»; «Rafa, Josué e Otávio vão regressar»

Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa revelou que Josué, emprestado ao Braga, Rafa, cedido à Académica, e Otávio, que está no Vitória, vão fazer parte do plantel na próxima época. O líder o FC Porto também adiantou que Peseiro, apesar das derrotas, está já a trabalhar na próxima época, acrescentando mesmo que o treinador não tem a culpa de ter recebido este elenco.

Principais destaques da entrevista de Pinto da Costa:
Contestação - "Felizmente os adeptos do FC Porto, como eu, chegaram ao final da paciência perante a situação. Compreendo, porque eu mesmo contesto o que se está a passar. O que eu ganhei não me interessa nada. Não me candidatei por aquilo que ganhei. Isso é passado, está no museu e é história que ninguém pode alterar. Eu candidatei-me porque vi que as coisas estavam mal e quero colocá-las como estavam. Sinto-me capaz, eu e a minha equipa. Tenho a certeza absoluta que vamos dar a volta ao que está mal. Batemos no fundo, mas temos de fazer a radiografia, ver o que está mal e corrigir".

Comissões - "O FC Porto é vítima da transparência dos seus atos e das suas contas. Porque todo o negócio que tem um intermediário nós sempre pagamos aos agentes. Mas isso é em todo o mundo. Passa-se com todos. Nós pagamos essas comissões com toda a transparência. Por exemplo o Rúben Neves é representado por Jorge Mendes. No ano passado, ele propôs-me a venda do jogador, mas pôs logo como condição que tinha de receber 10%. O empresário, quando negoceia, quer receber a sua comissão".

Lopetegui - "Deixei-o contratar jogadores que ele me garantia que eram jogadores para jogar e que fazia uma grande equipa. Alguns nunca jogaram. Não resultou. Eu contratei jogadores que não conhecia. Só fiado na opinião dele. O Adrián Lopez era fundamental, foi um esforço e o empresário garantiu-me que se não rendesse aqui o vendia pelo mesmo valor. Fomos enganados, falhou a opinião do treinador e do empresário. Sabe quem é o Campaña? Foi um dos que acreditei que era jogador para o Porto, mas que nunca tinha visto... Esse foi um dos eleitos do Senhor Lopetegui. A culpa foi minha porque confiei em quem não devia".

Resto da temporada - "Já falei com os jogadores e disse-lhes: esta época acabou. Têm seis jogos para mostrar quem tem caráter e valor para jogar no FC Porto. Quem não tiver, não fica. Estes 6 jogos têm de ser de pré-época para no fim da época se fazer uma mobilização e ganhar! A Taça é em qualquer país a segunda mais importante".

Plantel da próxima época - "Nós já sabemos o que queremos; já temos jogadores que farão parte do plantel. Jogadores que não estão no FC Porto e farão parte na próxima época. Tivemos necessidade de os colocar a jogar para ver as suas qualidades. O Otávio hoje todos sabemos que é jogador para o Porto. Mas não teve uma oportunidade com o Lopetegui. Mas vai regressar. Rafa, Josué e Otavinho vão regressar".

Promessa - "Qualquer adepto que não queira ganhar campeonatos ou é maluco ou um infiltrado. Não conheço nenhum adepto do Porto, Benfica ou do Sporting que não queira ganhar o título. Mal de nós quando não quiserem. Mas são coisas diferentes: no plano desportivo vamos apostar forte, sobretudo no caráter. Outra é a formação".

José Peseiro - "É quem está a trabalhar comigo no novo projeto. Tem contrato de ano e meio. Não tem a culpa das limitações deste plantel e tem de viver com os inconvenientes de um treinador que pega numa equipa a meio da época". "Se vai continuar? Eu não lhe garanto nada. Mas o que é que o Peseiro tem a ver com a final da Taça? É com ele que estamos a analisar a equipa que temos, quem deve ficar e quem tem caráter para ficar. É nas dificuldades que se vê o caráter das pessoas. Quando se ganha são todos iguais. É agora que vamos ver com quem podemos contar. Não estou a individualizar. Todos têm de mostrar o caráter que têm".

Objectivo - "Grande aposta para o próximo mandato é fazer um grande centro de formação. Onde os jovens possam fazer a sua formação desportiva e intelectual. Um centro a sério!"

Etiquetas: