Domenech chama Gameiro para a selecção da Bretanha; Bernardo Silva marca na vitória do Mónaco; Rony Lopes também dá triunfo ao Lille; Cova da Piedade na II Liga; Rio Ave mantém liderança nos Juniores; FC Porto, Sporting e Benfica também vencem; Óquei de Barcelos-Vilafranca na final da Taça Cers

Raymond Domenech, que teve uma passagem polémica como selecionador de França, está de volta ao ativo. Desta vez, porém, será uma equipa sem rótulo oficial. O técnico vai orientar a seleção da Bretanha, que neste final da época vai disputar jogos amigáveis frente ao Gana, Burkina Faso e Togo. Domenech, que levou a França à final do Mundial'06, já elaborou a lista de convocados, tendo chamado 4 antigos internacionais franceses: Yoann Gourcuff, Jérémy Toulalan, Kevin Gameiro e Jérémy Ménez. No entanto, como não é uma selecção oficial, os jogadores tem o direito de optar se querem ou não participar nestes amigáveis.

Continua tudo muito equilibrado com Rio Ave (1.º) e Belenenses (6.º) separados apenas por 6 pontos -Na 9.ª jornada da 2.ª fase do campeonato nacional de júniores o Rio Ave manteve a liderança isolada ao vencer o Belenenses por 2-1. Os vilacondenses tem mais 3 pontos que o FC Porto, que venceu em Guimarães, por 2-0. Mais abaixo, Sporting e Guimarães ocupam os 3.º e 4.º lugar, respectivamente, depois dos leões terem vencido o Paços de Ferreira por 2-1, em Alcochete, com o golo da vitória a ser apontado já nos descontos por intermédio de Gonçalo Vieira. Por último, destaque para a vitória do Benfica frente à única equipa que já está arredada da luta pelo título, a Académica, por uma bola a zero. Dessa forma, os encarnados ocupam o 5.º lugar, em igualdade pontual com o Belenenses, restando aos estudantes o último lugar da tabela somando apenas 2 pontos até à presente jornada.

A equipa de Boris (o Mourinho do CNS) vai fazer a estreia nos campeonatos profissionais - O Cova da Piedade garantiu a subida à II Liga, ao derrotar o Angrense, por 2-1, estreando-se nas competições profissionais, depois de vencer a zona sul do Campeonato de Portugal. Filipe Falardo (29 minutos) e Filipe Godinho (63) marcaram os golos da equipa do Distrito de Setúbal.

Mónaco com 4 portugueses no onze  vence (com golo de Bernardo) e  joga na próxima jornada em Lyon para tentar apuramento directo para a CL- Na antepenúltima jornada da Ligue 1, o Mónaco recebeu e venceu o Guingamp por 3-2. Com Ricardo Carvalho, Bernardo Silva, João Moutinho e Hélder Costa no onze (Ivan Cavaleiro entrou nos descontos), os golos da formação orientada por Leonardo Jardim foram apontados por Traore, Dirar e Bernardo Silva. O Mónaco está em terceiro, com 62 pontos, os mesmos do segundo (posição que garante acesso directo à Liga dos Campeões), o Lyon, que com Anthony Lopes bateu o Ajaccio por 2-1, enfrentando-se ambas as equipas na próxima jornada no Stade des Lumières para definir quem entrará de forma directa na liga milionária e quem terá de passar pelo playoff. Nos restantes encontros, o Lille venceu o Lorient com um golo de Rony Lopes a passe de Éder, o  Bordéus bateu o Troyes por 4-2, o Montepellier venceu o  Reims por 3-2 e Caen e Bastia e St.Etienne e Toulouse empataram a zero.

Dois duelos decididos nos penaltis - O Óquei de Barcelos apurou-se para a final da Taça CERS em hóquei em patins, depois de vencer os italianos do Matera, por 2-1 nas grandes penalidades, após o empate a três no final do tempo regulamentar. No jogo decisivo a equipa comandada por Paulo Freitas vai defrontar os espanhóis do Vilafranca, que derrotaram o Sporting, actual detentor do título, por 2-1 nos penaltis depois do 1-1 no tempo regulamentar.

Etiquetas: ,