Peseiro admite que o plantel é curto; Leicester escorrega; Chelsea mais perto da Europa; Atl. Madrid consolida 2.º lugar; Milan na final da Taça

Faltam mais soluções (a defesa tem sido remodelada demasiadas vezes e mesmo sujeita a adaptações, mas a direcção em Janeiro também optou por reforçar o ataque)? Curiosamente, quando a época começou, era praticamente consensual que os azuis e brancos tinham o elenco mais apetrechado.

José Peseiro admitiu, na antevisão da partida frente ao Gil Vicente, que o plantel do FC Porto é curto, o que impossibilita que seja feita sequer uma gestão. "O FC Porto não tem muitos mais jogadores do que aqueles que têm jogado nos últimos quatro jogos. Os que jogarem amanhã jogaram nesses jogos. Não temos um plantel extenso, há outros que podem estar impedidos de jogar. O que jogarem amanhã estiveram nos jogos com Belenenses, Dortmund e Moreirense", disse o treinador portista.

O líder da Premier League carregou na 2.ª parte, teve oportunidades para garantir os 3 pontos, mas faltou a clarividência necessária no último terço para aproveitar essa superioridade - O Leicester empatou, em casa, a 2 com o WBA, resultado que pode permitir a aproximação dos rivais. Os Foxes (que até fizeram uma das melhores exibições dos últimos tempos, mesmo contando com a vitória no terreno do City) até entraram praticamente a perder, golo de Rondón aos 11 minutos, mas deram a volta ao marcador ainda na 1.ª parte, por intermédio de Drinkwater (que fez mais uma grande exibição, parece que não se cansa tal é a maneira como enche o campo) e King (excelente assistência de Mahrez). No entanto, no arranque da 2.ª parte, Gardner, num belo livre, fez o 2-2, resultado que, apesar da insistência do Leicester (Morgan, Mahrez e Ulloa tiveram boas oportunidades para marcar nos últimos 10 minutos) não se alterou.

Chelsea continua a subir e está provisoriamente a 5 pontos do quinto lugar; Bournemouth consegue vitória muito importante e está praticamente safo (mais 8 pontos que o antepenúltimo), já o Aston Villa tem pé e meio no Championship (Norwich, Newcastle, Sunderland e Swansea são os outros candidatos à descida) - O campeão Chelsea venceu por 2-1 no terreno do Norwich e está cada vez mais perto dos lugares europeus. Logo ao primeiro minuto, Kenedy fez o primeiro golo do desafio, tendo Diego Costa alargado a vantagem em cima do intervalo, de nada servindo o golo de Redmond aos 68' para o conjunto de Ivo Pinto (jogou os 90 minutos). Já em Birmingham, o Aston Villa agravou a sua situação (a 8 pontos da salvação) ao perder por 3-1 com o Everton (golos de Funer Mori, Lennon e Lukaku - o Belga fez o seu décimo sétimo tento na Liga - para os Toffees e de Gestede para os Villains). O Bournemouth conseguiu uma importante vitória rumo à salvação, recebendo e batendo o Southampton (com Fonte e Cédric a tempo inteiro) por 2-0, graças golos de Cook aos 31' e Afobe aos 79'. Finalmente, outro aflito, o Sunderland, garantiu, com muito esforço, um ponto, empatando a dois em casa com o Crystal Palace. N'Doye deu vantagem ao Sunderland aos 36' mas no segundo tempo, em apenas 6 minutos (aos 61' e 67') Wickham deu a volta para o Palace, mas no minuto 90 Borini estabeleceu o empate final.

Vitória tranquila para o conjunto de Simeone, que não sentiu o desgaste do Clássico - O Atlético de Madrid recebeu e venceu a Real Sociedad (com Bruma titular e a sair aos 82 minutos) por 3-0, num resultado que deixa os Colchoneros provisoriamente a 5 pontos do Barcelona e ao mesmo tempo coloca pressão no Real (que à condição fica a 7). O encontro começou logo a encaminhar-se para o lado da equipa da Capital aos 8', quando o portista Diego Reyes desviou para a própria baliza um cruzamento da direita. No resto do primeiro tempo, os locais continuaram por cima (os Bascos quase não incomodaram Oblak), mas o segundo só chegou no primeiro minuto da segunda parte, com Saúl a corresponder da melhor forma a uma assistência de Vietto. Aos 61', Griezmann, de grande penalidade, marcou à antiga equipa e fechou o marcador. 

Eliminatória fácil para a equipa de Mihajlovic, que tem a oportunidade de voltar aos títulos que escapam desde 2011 - O AC Milan eliminou o frágil Alessandria, da III divisão (que mesmo assim meteu 11 mil adeptos no San Siro), e está na final da Taça de Itália, onde defrontará o vencedor do embate entre a Juventus e o Inter (a Vecchia Signora venceu a primeira mão por 3-0). Depois de vencer fora por 1-0, os Rossoneri golearam em casa por 5-0. Na primeira parte, Menez bisou e Romagnoli também apontou um tento, sendo que no segundo tempo o central fez outro golo e Balotelli, aos 89', marcou o seu terceiro golo na temporada e fixou o resultado final.

Etiquetas: , ,