Todos contra o FC Porto

Começou esta sexta-feira a fase final do campeonato nacional de andebol, mais uma vez no formato de playoff, em que participam os oito melhores da primeira fase. O FC Porto dominou até agora, contando por vitórias os jogos efectuados, e acima de tudo mostrou total superioridade sobre os mais directos rivais. Mas na verdade, o passado já não conta, e todos partem em igualdade de circunstâncias. 

Os quartos de final jogam-se à melhor de três (formato 1+2, com o clube melhor classificado a jogar primeiro fora de casa), enquanto que a eliminatória seguinte e final se disputam à melhor de cinco jogos.

Avanca-FC Porto
Como não há certezas absolutas, pode dizer-se que o Porto é 99% favorito neste confronto. Esta eliminatória não deve passar de uma formalidade, mas nem tudo são boas notícias. O guarda-redes Alfredo Quintana lesionou-se com gravidade num treino, e pode mesmo falhar o resto da temporada. A baliza continua em boas mãos com Hugo Laurentino, mas o Porto perde o seu jogador, a par de Giberto, mais decisivo nas últimas conquistas.

Madeira SAD-Benfica
Teoricamente é o duelo mais equilibrado. As deslocações ao Funchal são sempre complicadas, embora o Benfica tenha lá ganho na fase regular. O pivot Ales Silva vai ganhando espaço na equipa e pode ser um jogador importante à medida que se vai entrosando com os colegas. Em sentido oposto, Flávio Fortes saiu para Espanha, numa decisão que causou estranheza, pois parecia ser jogador a ter em conta

Passos Manuel-ABC Braga
Uma ponta final em que bateu os dois grandes de Lisboa colocou os bracarenses no segundo posto. O ABC, melhor escola de formação no país, continua a basear a sua equipa em jogadores formados localmente. A juventude é contrabalançada com a experiência de Rocha, Spínola e Humberto Gomes, sob o comando de Carlos Resende. O Passos Manuel não deverá colocar grandes problemas aos bracarenses.

Águas Santas-Sporting
Mais um ano rocambolesco em Alvalade, com entradas e saídas a meio da época, e muitos jogadores abaixo das expectativas. Mesmo assim, uma vitória na Luz permitiu alcançar o terceiro posto, de modo a fugir ao Porto nas meias. Os leões são favoritos, tendo vencido ambos os jogos na fase regular.

Quem estiver interessado em seguir os jogos em directo, pode fazê-lo em http://www.andebol.tv, um projecto em parceria com a Federação Portuguesa de Andebol. A modalidade agradece.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno R.

Etiquetas: