Ricardinho dá espectáculo na estreia de Portugal; Beto excluído pelo Sevilha; LaVine, Drummond, Barton e Gordon no Slam Dunk Contest

A defesa cometeu demasiados erros, mas o encontro pareceu sempre controlado (o adversário também era limitado) e quando foi necessário Ricardinho apareceu para fazer a diferença. Destaque para alguns aspectos: Vítor Hugo parece dar mais segurança do que os guarda-redes que tivemos em competições anteriores; Arnaldo, apesar da experiência, está com muitas dificuldades no 1x1 defensivo e pode condicionar a equipa; Djo é o único fixo com capacidade para oferecer oposição a pivots corpulentos e com facilidade na rotação; e João Matos, mesmo sendo um jogador de grande entrega, não consegue disfarçar as limitações a este nível.

Entrada com o pé direito de Portugal no Europeu de Futsal. A selecção nacional bateu a Eslovénia, por 6-2, na estreia, e já carimbou bilhete para os quartos-de-final da prova, bastando até um empate frente à Sérvia para garantir o 1.º lugar no grupo A. Os lusos até começaram a perder, golo Čujec, e, apesar de terem conseguido dar a volta, golos de Fábio Cecílio (belo remate de primeira) e Ricardinho (de calcanhar), chegaram ao intervalo empatados (2-2), devido a um tento de Vrhovec em cima dos 20 minutos. No entanto na 2.ª parte demonstraram que são superiores e com um golo de Pedro Cary, outro de Cecílio (bisou) e mais 2 de Ricardinho (que fez um hattrick) garantiram a vitória.

Não é um bom sinal, e por este andar o português dificilmente vai justificar uma possível presença no Europeu, é que Rico deve ser o titular nos andaluzes até final da época - Beto ficou de fora da lista do Sevilha para a fase a eliminar da Liga Europa. O ex-FC Porto foi excluído por opção, e o próprio Monchi, director desportivo dos andaluzes, revelou publicamente que o internacional português neste momento está atrás do titular Sérgio Rico e do suplente David Soria na hierarquia para o posto de guarda-redes. Também Kakuta, que pode ainda rumar à China, ficou de fora. Já o luso Diogo Figueiras foi inscrito.

Prognósticos? - Zach LaVine (Wolves), Andre Drummond (Pistons), Will Barton (Nuggets) e Aaron Gordon (Magic) vão ser os 4 participantes do NBA Slam Dunk Contest deste ano. LaVine vai defender o título, já os restantes são estreantes, em mais uma temporada sem uma grande figura no concurso, aliás sem ser Drummond os outros 3 nem são titulares nas suas equipas, apesar de Barton estar a ser uma das boas surpresas da época e Gordon ter feito alguns jogos no 5 inicial na última semana.

Etiquetas: , ,