13 a 0

Qual é a melhor Liga na actualidade?

Resultados nas Competições europeias nesta semana por campeonato: La Liga -  5 vitórias em 5 jogos, com 13 golos marcados e nenhum sofrido; Premier League - 0 triunfos em 4 jogos; Portugal - duas vitórias em 4 jogos; Bundesliga - 3 vitórias em 5 jogos;  Série - A 0 triunfos em 4 jogos.

A busca por ser o melhor é algo intrinsecamente associado ao desporto, e o futebol não é excepção. Ora, esta disputa não se centra só nos atletas ou nos clubes, mas extende-se também às diferentes Ligas. Com efeito, os melhores campeonatos procuram sempre obter a distinção de "melhor do mundo", recolhendo os frutos (sobretudo em termos de prestígio e financeiros) dessa condição. No entanto, há uma pergunta que se impõem: qual o critério que define que uma Liga é a melhor?

Esta pergunta tem sido objecto de intensos debates e discussões.  Uns consideram que a melhor Liga é a mais disputada, onde prevalece mais a incerteza em torno do resultado final, entendendo outros que é aquela onde a qualidade do futebol praticado é maior. Mas como no Desporto o duelo e o confronto são naturais, não será mau olhar para os resultados obtidos nos confrontos entre os clubes dos diferentes campeonatos e, aí, La Liga não dá  sequer margem para discussão.

Muitas vezes criticada por ser "aborrecida" ou "previsível", por ser uma "corrida de dois cavalos só", a Liga Espanhola tem apresentado resultado únicos fora de portas. Como já foi esmiuçado no VM, os emblemas do país vizinho venceram 28 das 30 últimas eliminatórias (incluindo finais) europeias que disputaram frente a rivais de outras nações. E este ano, pelo menos pelo que foi demonstrado nestes primeiros jogos após o interregno nas competições da UEFA, preparam-se para reforçar a tendência, já que os clubes da La Liga venceram todos os seus compromissos, sem sofrerem sequer um golo. 

Etiquetas: