O MIP do futebol português em 2015

Findado que está o ano de 2015 procura-se identificar aqueles que foram os melhores, tanto no panorama internacional como nacional. Assim sendo julgamos ser oportuno a importação do modelo da NBA para o futebol, no caso específico do Prémio MIP.

O Most Improved Player Award, é atribuído a um jogador, que não uma jovem promessa, e que pareça estar condenado a um certo nível de mediania no futebol, ora os MIP's são jogadores que com este perfil, explodem e/ou apresentam um claro upgrade nas suas características de forma inesperada na carreira, como Jamie Vardy.

Partindo deste pressuposto, em Portugal ninguém deu um "salto" como Nikola Vukcevic. O médio chegou à nossa Liga praticamente incógnito proveniente do FK Budknost Podgorica (vencedor de duas edições do recém-criado campeonato montenegrino), apesar de gozar na altura do estatuto de internacional sub-21, e até ao inicio desta temporada pouco ou nada contou para os treinadores minhotos, sendo que até chegou a ser dado como dispensável, mas de repetente tudo mudou. Passou de esquecido na B a indiscutível, e já com uma cotação internacional que lhe permitiu ver o seu nome a ser associado a equipas como o Valencia.

Em jeito de conto pode muito bem dizer-se...

Novo treinador, vida nova… o montenegrino Vukcevic do Sp.Braga viu a sua carreira tomar um rumo completamente diferente após a chegada de Paulo Fonseca. A implementação do novo sistema de jogo favoreceu as características do jogador de 24 anos, que tem sido um dos mais utilizados pelo treinador bracarense e até já conta com 2 golos no campeonato, catapultando o jogo da equipa do Minho para outro nível. O médio revela grande competência no seu papel, sendo sempre muito eficaz na cobertura, forte na antecipação, com boa saída de bola e aparecendo, inclusive, em zonas de finalização. Trata-se de um jogador com grande raio de acção e que representa um dos maiores saltos qualitativos em relação à época transacta, situação que não passou ao lado de Branko Brnović, seleccionador montenegrino, que já lhe deu a titularidade na selecção da ex-Jugoslávia.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): António Vilares, Bernardo Silva e António Tonga

Etiquetas: