Mau sorteio para Mourinho; Bayern defronta vice-campeão; Arsenal-Barcelona; Real-Roma; Gent-Wolfsburgo; City-D. Kiev; PSV-Atlético

Sorteio que proporciona duelos muito interessantes. O Barcelona-Arsenal é um clássico da Champions, o Bayern enfrenta uma Juve que, apesar de não ser favorita, poderá dar luta e Mourinho volta a encontrar o PSG. Num sorteio aziago para os Italianos, o Real jogará com a Roma, sendo claramente favorito, tal como o City com o Dynamo e o Atlético com o PSV. Já o Wolfsburgo tem uma boa oportunidade de chegar aos quartos mas o Gent pode continuar a sonhar. Note-se ainda que entre Benfica, Zenit, Gent e Wolfsburgo estarão nos quartos dois outsiders.

Quadro dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões:

Gent - Wolfsburgo - O duelo com menor nível desta eliminatória. O Gent é a equipa mais débil entre as que ainda estão em prova e o Wolfsburgo está longe de ser um papão. Assim, os Alemães são favoritos, fazendo valer a sua qualidade individual muito superior e podendo fazer um percurso na Champions que afaste uma prestação na Bundesliga que não tem sido brilhante. Já para os Belgas, o simples facto de estar aqui já é um título, mas o sorteio permite acreditar em, pelo menos, discutir a passagem.

AS Roma - Real Madrid - Sorte para Ronaldo e companhia, que escapam de um confronto com Arsenal ou Juventus. A Roma até eliminou os Merengues recentemente (em 2008) mas é uma formação em crise, com um treinador constantemente assobiado no próprio estádio e que parece ter já o tempo esgotado. Ainda assim, a força dos homens de Rudi Garcia nas transições pode incomodar os  Madridistas, sobretudo se estes não subirem o nível.

Chelsea - PSG - Repetição de um duelo da passada edição, no qual os Franceses foram a Londres ganhar com menos um. O favoritismo cai para o PSG, que neste momento é um bloco mais poderoso, mas o Chelsea irá colocar muitas das fichas na Liga Milionário e até tem aqui um adversário que pode encaixar bem no que Mourinho gosta (assume o jogo e irá permitir aos Blues jogar mais na expectativa).

Arsenal - Barcelona - Quarto duelo nos últimos dez anos entre Gunners e Culés, sendo que os anteriores foram todos favoráveis aos segundos, que voltam a ser favoritos. Apesar da qualidade dos homens de Wenger (e com o histórico de lesões da equipa no passado recente é sempre uma incógnita saber que elenco estará disponível em Fevereiro), os Campeões da Europa partem como favoritos, até pela postura dos Londrinos, que raramente rejeitam discutir o jogo, o que pode beneficiar os homens da frente de ataque Blaugrana.

Juventus - Bayern - Mais um duelo de alto nível, o qual opõem o vice-campeão Europeu e aquele que é, provavelmente, a equipa mais temida do Continente. A Vecchia Signora (que no campeonato está a protagonizar uma bela recuperação) irá apostar tudo na sua experiência e solidez defensiva, sendo crucial, para disputar a eliminatória, ir para a Alemanha com um resultado positivo. Para Guardiola, o caminho rumo desejada glória Europeia tem aqui um duro obstáculo, mas o Bayern tem mais argumentos que a Juve e é favorito.

PSV - Atlético - Duelo favorável para os Colchoneros, que escampam aos principais Tubarões. Os Holandes possuem jogadores de qualidade, eliminaram o United mas têm aqui uma tarefa hercúlea, sendo que o seu perfil de jogo positivo e aberto dificilmente não é penalizado por uma equipa matreira, experiente e sólida como o Atlético.

D. Kiev - Man City - O City tem sido, constantemente, o azarado destes sorteios, seja na fase de grupos ou a eliminar, mas desta feita tem a obrigação de seguir em frente. O Dinamo é uma boa equipa, que possui jogadores de qualidade e um estilo agressivo que pode incomodar bastante (o FC Porto que o diga), mas o seu potencial não se compara ao dos Ingleses. A juntar a isto, a Liga Ucraniana só volta em Março, o que fará com que Miguel Veloso, Antunes e companhia chegam à eliminatória com alguma falta de ritmo competitivo.

Etiquetas: