FC Porto derrotado por Townsend; Oriol Rossell e Cristian Tello fora dos convocados da Catalunha; Diogo Jota supera João Mário e William

Lista da pré-convocatória
Permitia lutar por uma competição internacional? Além de Rosell (Sporting) e Tello (FC Porto) ficaram de fora nomes como Kiko Casilla, Xavi ou Jonathan Soriano.

Já é conhecida a lista de convocados da Seleção da Catalunha para o jogo frente a congénere do País Basco, a 26 de dezembro, em Camp Nou. Tello, do FC Porto, e Rosell, do Sporting, que estavam na pré-convocatória, ficaram de fora, mas nomes como Busquets, Piqué ou Alba marcam presença. Convocatória: Guarda-redes: Pau López (Espanyol) e Jordi Masip (Barça); Defesas: Martín Montoya (Inter), Aleix Vidal (Barça), Marc Bartra (Barça), Gerard Piqué (Barça), Jordi Alba (Barça), De la Bella (R. Sociedad), Dídac Vilà (AEK Atenas) e Víctor Álvarez (Espanyol); Médios: Javi Márquez (Granada), Busquets (Barça), Joan Verdú (Fiorentina), Piti (Granada), Sergi Roberto (Barça), David López (Nápoles) e Joan Jordan (Espanyol); Avançados: Sergio García (Al Rayyan), Álvaro Vázquez (Getafe), Keita Baldé (Lazio), Víctor Rodríguez (Getafe) e Gerard Moreno (Espanyol)

Com o apuramento já garantido, Luís Castro rodou a equipa e acabou por ser goleado por um Tottenham que teve Townsend como "reforço" - O FC Porto perdeu em Londres na última jornada da fase de grupos e caiu para o segundo lugar. A goleada imposta pelo Tottenham (4-0, com golos de Onomah, Coulthirst, Walkes e Sonupe) não surpreende tendo em conta o 11 menos habitual que Luís Castro apresentou. O FC Porto alinhou com: André Caio; Rodrigo, Maurício, Verdasca e Pité; Rui Moreira, Sérgio Ribeiro (Moreto Cassamá, 60) e Fede Varela (Enrick Santos, 60); Cláudio Ribeiro, Leonardo Ruiz e Gleison (Rui Pedro, 76). 

Justo? -  Diogo Jota, do Paços de Ferreira, foi eleito melhor jovem da I Liga de futebol no período de outubro e novembro, numa votação do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). O jogador pacense, de 19 anos, obteve 23,71 por cento dos votos, seguido pelos médios do Sporting João Mário, com 16,38, e William Carvalho, com nove por cento. Diogo Jota disputou oito jogos na Liga no período a que se refere a votação e marcou três golos (em triunfos frente ao Marítimo, Estoril-Praia e União da Madeira). Na II Liga a distinção coube ao defesa Pedro Rebocho, do Benfica B, eleito o melhor jogador em novembro, com 28,32 por cento das preferências, à frente de João Amorim (12,02), do Oriental, e de Chastre, Famalicão, e Artur Jorge (Braga B), ambos com 10,54.

Etiquetas: