Um novo Romo para os Cowboys e os QB de reserva

Quem é para já o MVP de 2015? E o rookie do ano? 

Semana 11 da NFL e na frente nada de novo. 

Os Patriots e os Panthers mantêm um registo imaculado e passaram nos seus testes com distinção, os principais candidatos ao playoff ganharam praticamente todos e assistimos à revolta das equipas que começaram mal a época, com destaque para a equipa da América, que ganhou um novo rumo com o regresso de Romo

Nos grandes jogos desta semana, destacava-se o duelo pela liderança da NFC North. Os Green Bay Packers vinham de 3 derrotas consecutivas e como se isso não bastasse vinham a exibir um nível muito pouco condizente com a sua categoria. Do outro lado uns super moralizados Minesotta Vikings que tinham acabado de chegar à liderança da divisão queriam dar a estocada final nos homens de verde. Mas o que se viu foi que a montanha pariu um rato e Aaron Rodgers voltou em registo meta-humano fartando-se de espalhar classe, a defesa de Green Bay voltou também ao seu melhor nível deixando Teddy Bridgewater em sérios apuros durante todo o jogo, e o temível running game dos Vikings, com Adrian Peterson à cabeça foi também quase parado. James Jones voltou a dizer presente e Rodgers agradeceu ter um alvo tão dinâmico. Resultado 30-13 para Green Bay e o regresso à liderança da divisão. 

Mais renhido foi o jogo que opôs os Cardinals aos Bengals. Naquele que foi talvez o melhor jogo da jornada, os Cardinals com um Carson Palmer a jogar à Tom Brady, superiorizaram-se àquela que é porventura a O-line mais temida e completa da NFL. Palmer, a fazer a sua melhor época de sempre, teve uma vingançazita pessoal, e distribuiu 4 passes para TD, com destaque para a última drive bem demonstrativa da sua confiança. Os Bengals ganhariam este jogo contra quase todos os outros adversários, mas os Cardinals estão com níveis de confiança assustadores. 

Na senda da invencibilidade, os Patriots receberam e venceram os Bills por 20-13 num jogo difícil. Rex Ryan vinha com a lição bem estudada e a querer pôr pressão quer em Brady quer na desfalcadissima linha ofensiva dos Patriots. Mas, é de Bill Bellichik que estamos a falar e é impossível enganar o mestre. Danny Amendola chegou-se à frente como opção número 1 de receiving no lugar de Edelman e fez um jogo fabuloso, e como já começa a ser habitual, vindo do nada aparece sempre um herói improvável. James White, RB de segundo ano, surgiu vindo do nada para anotar 2 TD´s e foi o herói do dia. Destaque ainda para Rob Ninkovich que massacrou Tyrod Taylor e para mais um jogo monstruoso de Malcolm Butler. 

Mas não há futebol sem os Cowboys. A América andava triste, cabisbaixa e quase sem motivos para dissecar o fim de semana de football porque os Cowboys andavam pela rua da amargura. Um detalhe fez toda a diferença. Tony Romo regressou (ainda bastante condicionado é certo) e os Cowboys levaram uma injecção de moral. O regresso do seu líder foi suficiente e Darren McFadden no running game e Dez Bryant ajudaram a equipa da América a matar um longo borrego. Depois de várias derrotas, de exibições medíocres, de várias críticas ao dono da equipa e do episódio que fez correr tinta entre Hardy e Bryant, Romo deu um novo rumo. Se é suficiente? Provavelmente já não. 

Quem lhe tomou o gosto foram os Texans e os Lions que pelos vistos já sabem ganhar. E se no caso dos Lions, o jogo até podia ter pendido para o lado dos Raiders (18-13 para a equipa de Detroit), os Texans fizeram um jogo brutal frente aos Jets (24-17), fazendo valer a sua força defensiva, e conseguindo semear o pânico na também fortissima defesa dos Jets (terceira derrota seguida dos homens de verde). De André Hopkins deu um recital de receiving e conseguiu deixar a Revis Island a arder. 

Quem também voltou a vencer foram os Ravens em casa frente aos Rams (16-13) mas contudo perderam Joe Flacco, e os Seahawks que derrotaram com facilidade os 49’ers por 29 -13, com Russell Wilson a esquecer o efeito Ciara, e a pôr o running game dos Hawks a funcionar mesmo sem o Beast Mode. 

Quem apareceu para bater o recorde de mais jardas percorridas por um Undrafted Rookie foi o menino Thomas Rawls (209 jardas) que fez um jogo memorável. On fire está Alex Smith e os seus Chiefs que arrancaram a 5ª vitória consecutiva desta feita à custa da pior equipa da NFL os Chargers. 33-03 foi o score e cheira a play-off para os Chiefs. Destaque ainda para mais um recorde. O rookie Jameis Winston distribuiu 5 passes para TD na vitória (ou deveria dizer tareia?) dos Bucaneers sobre os Eagles (45-17), o máximo de um rookie QB, com a particularidade que os 5 passes foram para 5 receivers diferentes. Contra todas as expectativas os Bucs também estão na luta, e são nos dias de hoje uma das equipas mais jovens e com mais talento da NFL. Cam Newton e os seus Panthers só deixaram os Redskins respirar no primeiro período. A partir daí foi uma avalanche demolidora. Estes Panthers estão um caso muito, mas muito sério. 44-16 foi o tamanho do ensino. Quem parece que veio para ficar, e para contradizer os seus treinadores são os QB´s de reserva agora promovidos à titularidade. Numa temporada atípica para os QB´s, onde só alguns nomes se têm mantido estáveis, entre lesões do QB titular e baixas de forma (ou faltas de jeito) que levaram a substituição, esta temporada tem sido fértil. Brock Osweiler substituiu e bem Peyton Manning no comando dos Broncos, e por exemplo TJ Yates desde que assumiu a titularidade em Houston, que só sabe ganhar. 

Jogos a seguir – Semana 12 

Seattle Seahawks vs Pittsburgh Steelers Jogo de tudo ou nada para os Hawks que têm só finais pela frente para garantir um wild card, enquanto os Steelers vão tentar continuar a tendência ascendente. Jogo de muito intensidade defensiva e muito running game. 

Denver Broncos vs New England Patriots O jogo da ronda. Provavelmente o último grande teste à invencibilidade na regular season dos Patriots. Uma das melhores defesas da NFL agora com Osweiler aos comandos a querer de vez retirar o velho Peyton contra uma das O-lines mais versáteis e imprevisíveis da liga. 

Kansas City Chiefs vs Buffalo Bills Duas equipas em boa forma e em crescendo e ambas a tentar garantir o seu lugar ao sol. Será que as 5 vitórias consecutivas de Alex Smith e companhia chegam para assustar Rex Ryan? 

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Flávio Trindade

Etiquetas: