Os potes para o Euro'2016; Ibrahimovic vai estar presente, Yarmolenko também qualificou a Ucrânia

Qual o grupo ideal para Portugal?

Já são conhecidos os 24 finalistas do Euro'2016. A Suécia e a Ucrânia garantiram o bilhete para França, encerrando as contas do apuramento para a fase final. Os suecos, com Ibrahimovic em grande, foram a Copenhaga empatar a 2 e assim segurar o 2-1 na 1.ª mão. Dois golos de Ibrahimovic, a figura do encontro, deitaram por terra as esperanças dos seus vizinhos nórdicos, que ainda chegaram ao empate nos instantes finais por intermédio de Poulsen (81') e Vestergaard (90'). Já os ucranianos empataram diante da Eslovénia (1-1. Os eslovenos abriram o activo com um golo de Cesar, aos 11’, mas Yarmolenko (que já tinha marcado no 2-0 na 1.ª mão), já em período de compensação, sentenciou a eliminatória. 

Com este cenário e em função do ranking de seleções da UEFA – construído com base nas prestações de cada uma na qualificação e na fase final do Euro-2012 (20%), na qualificação e na fase final do Mundial-2014 (40%) e na qualificação para o Euro-2016 (40%) – estes são os potes para o sorteio de dia 12 de dezembro, em Paris, no Palais des Congrés de la Porte Maillot (início da cerimónia às 17 horas portuguesas):

Pote 1
França
Espanha
Alemanha
Inglaterra
Portugal
Bélgica

Pote 2
Itália
Rússia
Suíça
Áustria
Croácia
Ucrânia

Pote 3
Suécia
República Checa
Polónia
Roménia
Eslováquia
Hungria

Pote 4
República da Irlanda
Turquia
Islândia
País de Gales
Albânia
Irlanda do Norte

Na fase final os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos e os quatro melhores terceiros qualificam-se para os oitavos de final, neste que será o primeiro Europeu com 24 seleções.

Etiquetas: