Jesualdo Ferreira vai treinar Xavi; Vit. Setúbal empata no fim; Conceição também festeja em cima dos 90; Gauld factura no empate do Sporting B (leões perderam mais 1 defesa); Nélson Oliveira bisa, Lucas João volta marcar; AVB perde

Não é todos os dias que se treina um dos melhores jogadores na história do futebol. Mas a dúvida neste tipo de casos é perceber se o português vai apostar na I Liga para reforçar uma equipa que também conta com Muriqui e Belhadj. É que este parece ser um destino cada vez mais importante para os clubes nacionais realizarem bons encaixes.

Jesualdo Ferreira vai treinar Xavi no Al-Sadd. O emblema do Qatar anunciou a contratação do treinador português para os próximos 6 meses. O técnico, de 69 anos, esteve recentemente no Zamalek, do Egipto, depois de ter passado por clubes como o Benfica, Sporting, FC Porto, Málaga ou Sp. Braga.

Sérgio Conceição promoveu mais uma revolução no 11 (Dalbert e Dourado voltaram à titularidade, enquanto que os jovens Miguel Silva e Thibang Pete também foram aposta) e conseguiu arrancar uma vitória perto do fim; União surpreende em Setúbal - Num duelo entre velhos rivais, o V.Guimarães deslocou-se ao Bessa e venceu por 2-1. Douglas Abner, titular pela primeira vez nos axadrezados, adiantou a formação de Petit, dando expressão ao total domínio da equipa da casa no primeiro tempo, mas na 2.ª parte o Vitória reagiu da melhor maneira, superiorizou-se e conseguiu dar a volta ao marcador por intermédio de Dourado e Cafú, este já no minuto 89 (Mika fica mal no lance). Pelo meio Petit foi expulso do banco, sendo que Miguel Silva segurou os 3 pontos perto do fim (no primeiro tempo também tinha efectuado uma excelente defesa). No Bonfim, empate a duas bolas entre V.Setúbal e União da Madeira. Os sadinos adiantaram-se no marcador por intermédio de Arnold, mas Danilo Dias e Amilton reviraram o marcador em 3 minutos apenas. No entanto, o clube madeirense, que precisa urgentemente de pontos, permitiu o empate em cima dos 90, num golo apontado pelo mesmo Arnold.

Portimonense coloca pressão no Chaves e no Feirense, Labyad e Viola novamente titulares pelo Sporting B - Na jornada 17 da II Liga, o Portimonense recebeu e bateu o vizinho Olhanense por 1-0, tendo o único golo sido apontado pelo experiente avançado Pires. Deste modo, o conjunto de José Augusto volta aos lugares de subida à condição, continuando em bom momento depois da boa prestação na Taça e na ressaca ao empate em Freamunde. Na Vila das Aves, grande surpresa. O Aves não foi além de um empate a uma bola diante do último classificado Oliveirense, enquanto que, em Barcelos, o Sporting B, que até marcou primeiro por Ryan Gauld (Labyad e Viola também foram titulares, enquanto que Cissé e Sakho entraram na 2.ª parte), empatou igualmente 1-1, tendo a igualdade sido restabelecida por Djamal, antigo médio do Beira-Mar e do Braga. Destaque negativo para a horrível lesão do lateral esquerdo leonino King, que fracturou a perna direita (Goba acabou expulso).

Portugueses em destaque - No Championship, Nélson Oliveira foi a estrela da vitória do Nottingham Forest diante do Reading por 3-1. Vydra até deu vantagem aos forasteiros, mas o português, que bisou, garantiu o triunfo, numa altura em que a equipa da casa já jogava com 10 por expulsão de Hobbs (O'Grady marcou o outro golo). Sorte diferente teve o Sheffield Wednesday de Carvalhal, que empatou 2-2 no campo do Blackburn. Sougou, antigo avançado da U. Leiria e Académica marcou um dos golos, tendo o empate sido garantido por Lucas João, que entrou na 2.ª parte. Por fim, após mais uma brilhante jornada europeia, o Zenit voltou a perder fora, tendo o Terek Grozny sido o carrasco do dia. Hulk marcou, mas o tento do brasileiro de nada valeu diante do poder do adversário que impos um 4-1 ao conjunto de André Villas-Boas.

Etiquetas: