Jogador do Benfica B na selecção da Polónia; Nélson Oliveira marca no Championship; Rússia ameaça ranking de Portugal

Uma queda para o 7.º lugar é fatal para as aspirações de um grande nacional, pois em 2017-18 teríamos só 2 equipas com acesso à Liga dos Campeões e apenas uma delas de forma directa. 

A jornada europeia foi positiva para Benfica e FC Porto, mas bastante negativa para o ranking da UEFA. Neste momento, Portugal segue em 5.º com 48,748 pontos, contra os 48,682 da Rússia (menos de um empate de diferença) e os 48,249 da França. Nesta temporada, os clubes russos já amealharam 9,100 pontos (estão a caminho da melhor temporada dos últimos 5 anos), enquanto a França amealhou 6,583 e Portugal 6,166. Esperemos então que FC Porto e Benfica confirmem a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (só aqui Portugal ganhava em bónus 1,666 pontos, ao passo que a Rússia já ganhou o seu bónus pela qualificação do Zenit), e Sp. Braga, Sporting e Belenenses façam os possíveis para ultrapassar a fase de grupos (o jogo dos leões em Moscovo pode ser importante a nível de clube e de ranking nacional). Do outro lado, Rússia e França parecem não dar tréguas. O Zenit já está qualificado para a próxima fase da LC, o CSKA ainda pode ser apurado para a 2.ª fase ou então repescado para a LE, e o Krasnodar e o Lokomotiv estão perto de assegurar presença na próxima fase da LE (só o Rubin Kazan está em risco de ser eliminado). Em França, o PSG tem tudo para seguir em frente na LC, enquanto Monaco, St-Ettiene e Ol. Marselha podem avançar na LE. Ol. Lyon (segue em último no grupo da LC) e Bordéus (vida difícil na LE) estão em risco de serem eliminados.

Tem sido indiscutível na equipa B das águias mas devia sair em Janeiro para ganhar experiência competitiva noutro patamar e quem sabe sonhar com a presença no Euro'2016 - Paweł Dawidowicz, do Benfica, é a principal novidade na lista de convocados da Polónia para os jogos de preparação frente à Islândia e Rep. Checa. O jovem médio defensivo encarnado, que chegou à Luz em 2014 proveniente do Lechia Gdańsk, junta-se a um elenco que conta com nomes como Jakub Błaszczykowski, Grzegorz Krychowiak, Kamil Grosicki, Piotr Zieliński, Kamil Glik, Łukasz Piszczek, Arkadiusz Milik e Robert Lewandowski.

Não marcava há quase 2 meses, e este foi apenas o 2.º golo na época - No dia em que foi convocado por Fernando Santos para os próximos compromissos da selecção AA Nélson Oliveira deu a vitória ao  Nottingham Forest frente ao Derby County (1-0) com um remate fora da área, numa jogada de insistência, aos 5 minutos, na partida que abriu a 16.ª jornada do Championship.

Etiquetas: ,