«Esta vitória trouxe-nos um problema... mas se tiver de por a equipa B é o que farei»; Sp. Braga abusa do desperdício mas já está nos 16-avos-de-final (Rafa e Alan deram espectáculo)

Que política deve adoptar JJ? Na teoria um clube como o Sporting, com o pouco peso que tem na Europa, não se pode dar ao luxo de abdicar de uma competição como a LE, ainda para mais numa época em que montou o elenco para competir na Champions. 

O Sporting goleou o Lokomotiv, na 5.ª jornada da Liga Europa, mas Jesus reconhece que a continuidade nas competições europeias é uma dor de cabeça. «Esta vitória trouxe-nos um problema, pois jogaremos na quinta-feira [com o Besiktas, dia 10 de dezembro], depois jogaremos no domingo com o Moreirense [dia 13 de dezembro] e logo na quarta-feira com o SC Braga para a Taça de Portugal. Até lá vou pensar o que vou fazer», disse Jorge Jesus, garantindo que não vai trocar prioridades. «Se tiver de por a equipa B a jogar frente ao Besiktas é o que farei. Tenho muita confiança nos jogadores que trabalham comigo, por isso se jogar o A, o B ou o C é igual», vincou. Sobre a exibição de Gelson Martins, o técnico leonino reconheceu que tem utilizado esta competição para dar minutos aos elementos mais jovens do plantel. «Esta Liga Europa tem vários objetivos, mas é muito importante ir continuando a trabalhar com o Gelson e o Mattheus, que precisam de competição, intensidade e de conhecer o jogo, e é aqui que tenho arriscado no crescimento destes jogadores. O Gelson cada vez se está a afirmar mais, e penso que aos poucos deixa de ser promessa e passa a ser realidade», referiu.

Sp. Braga 2-1 Slovan Liberec (Ricardo Ferreira 42' e Crislan 90'+2; Efremov 35') - Que festival de futebol ofensivo. Com uma 2.ª parte de grande nível o Sp. Braga derrotou o Liberec e confirmou a passagem para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Crislan, já nos descontos, deu alguma justiça ao marcador, depois de os gverreiros terem desperdiçados várias oportunidades claras de golo. Quanto ao jogo, até começou melhor o Liberec com Kerber logo aos 5 minutos a atirar para grande defesa de Matheus. Logo a seguir foi Hassan a testar Koubec, mas a formação de Trpisovsky voltaria a reagir, estando melhor nos minutos seguintes. Bakos sozinho, no centro da área, atirou por cima, 4 minutos depois isolado toca ao lado, mas aos 36’ o Liberec não desperdiçou e chegou mesmo à vantagem. Passe longo de Pokorny para Efremov, que tira Djavan do caminho e atira para o fundo das redes. Reagiu o Sp. Braga, que a partir deste momento controlou o encontro até ao fim. Ricardo Ferreira atirou de cabeça para defesa apertada de Koubec, no mesmo minuto Hassan (a cruzamento de Djavan) envia a bola à barra também de cabeça, mas aos 42’ a bola entrou mesmo. Alan tabela com Hassan, antes de atirar para a baliza, onde surge Ricardo Ferreira a desviar na confusão. O segundo tempo foi de domínio claro, onde Rafa, Hassan (outra vez nos ferros), Crislan (após arrancada de Rafa) e outra vez Hassan (desta vez a passe de Alan) iam desperdiçando (pelo meio o Liberec teve um golo anulado). Aos 77’ Alan quase marcava, mas um defesa tirou a bola em cima da linha de golo e pouco depois Rafa (qual Giovinco) tira um defesa da frente com categoria mas falha na cara do guardião checo. Com tanta oportunidade falhada, sabia a injustiça o empate, mas Crislan, depois de mais uma arrancada fantástica de Rafa, não perdoou e ofereceu os 3 pontos a Paulo Fonseca. Individualmente, grande jogo de Rafa (melhor em campo) na esquerda, sempre a procurar movimentos interiores para ora combinar com Djavan (que portento no corredor) ora servir os avançados. Alan também fez um jogo fenomenal, sempre criterioso com bola demonstrando experiência e qualidade técnica (apresentou excelentes pormenores), sendo que o resto da equipa apresentou um bom nível, apesar de algumas falhas defensivas no primeiro tempo. Hassan esteve infeliz com duas bolas nos ferros, mas estes Gverreiros de Paulo Fonseca são um regalo de ver, especialmente quando os dois artistas estão em dia sim.

Equipas já Apuradas para os 16-avos-de-final:
- Borussia Dortmund
- Molde
- Nápoles
- Rapid Viena
- Krasnodar
- Lazio
- St. Étienne
- Basileia
- Tottenham
- Schalke 04
- Ath. Bilbao
- Liverpool
- Villarreal
- Sp. Braga

Etiquetas: ,