Brahimi marcou um golaço mas foi Casillas a evitar descalabro frente ao último

Tondela 0-1 FC Porto (Brahimi 28')

Que mal está a jogar o FC Porto. Os azuis e brancos, num Municipal de Aveiro "às moscas", sentiram dificuldades frente ao Tondela mas acabaram por garantir os 3 pontos (1-0). Brahimi sacou da cartola um momento incrível, mas foi Iker Casillas o herói portista ao defender um penalti já perto do fim, evitando assim um descalabro. Exibição pobre, que revelou mesmo um Lopetegui (que foi expulso ainda na 1.ª parte), algo desorientado (substituições sem sentido), mas o último classificado da I Liga, à excepção do lance da grande penalidade também pouco incomodou. A equipa de Rui Bento, claramente a mais débil do campeonato, esteve coesa defensivamente mas no capítulo ofensivo quase não se fez sentir, sendo que Chamorro perdeu a hipótese de ser figura ao permitir a defesa a Casillas.

Em relação ao jogo, os dragões dominaram, como seria de esperar, mas praticamente não tiveram futebol ofensivo, tendo contribuído para um duelo sonolento, quase sem notas de destaque. Brahimi, no meio de toda a monotonia, marcou um golaço (remate, em arco, de pé esquerdo ao ângulo) e colocou o conjunto de Lopetegui, que pouco depois seria expulso, na frente. Quando se pensava que o FC Porto partiria para uma goleada, a equipa revelou-se nervosa e demasiado apática, perdendo algumas bolas na primeira fase de construção fruto da pressão do Tondela. No final do primeiro tempo, Brahimi de fora da área disparou ao lado, tal como Aboubakar após um excelente toque de Bueno dentro da área, enquanto que André André viu Cláudio Ramos negar-lhe o golo. No reatamento a toada não se alterou, sendo que as substituições de Lopetegui foram tornando os azuis e brancos cada vez mais instáveis dentro do terreno. Rúben Neves entrou para o meio-campo (Danilo recuou para central, saindo Marcano), enquanto que Tello substituiu Bueno, mas a qualidade não melhorou. Pouco depois Lopetegui mudou de ideias e meteu Maicon, que regressou à competição, no lugar de Brahimi, mas correu mal, visto que o central cometeu uma grande penalidade nos instantes finais, ao travar Murillo, quando o extremo se ia a isolar. Quando parecia que o Tondela ia castigar a má exibição dos portistas, eis que Chamorro permite a defesa de Casillas, que deste modo segurou três pontos que permitem pressionar Benfica e Sporting.

Tondela - Exibição competente a nível defensiva. Os Beirões deram pouco espaço, fizeram uma boa pressão e conseguiram controlar o FC Porto. Faltou foi alguma arte e capacidade para criar estragos no ataque. Romário teve uma boa iniciativa, mas foi curto. No entanto, tudo isto podia ter sido diferente se Chamorro não tem vacilado na marcação do penalti. A nível individual, o central Bruno Nascimento voltou a estar em destaque (perfeito em praticamente todas as acções); Oto'o na direita também foi competente, no meio campo Lucas Souza e Guzzo foram igualmente importantes. Mas a vida não está fácil para Rui Bento.

FC Porto - Muitos "Se". Fica a ideia que perante um adversário mais forte, o resultado teria sido outro, tal foi a apatia dos azuis e brancos; Iker com uma grande defesa também pode ter impedido uma semana complicada para Lopetegui; Brahimi, que pareceu chateado, com um golaço foi o único a quebrar a monotonia; Mas o que conta são os 3 pontos e apesar da má exibição, os azuis e brancos mantém o favoritismo. Apesar de ter sido tudo mau... e até confuso. André André (a única unidade ligada à corrente) voltou a jogar na ala (opção estranha quando há elementos no plantel como Corona, Tello ou Varela); Bueno (2/3 lances em que demonstrou que tem muita qualidade técnica) foi a opção atrás de Aboubakar; mas na 2.ª parte as substituições mudaram tudo, Tello entrou e André André foi para o meio, pouco depois Danilo recuou para central mas não demorou muito a voltar ao meio campo, quando Maicon entrou, tendo André André regressado a ala. Lopetegui pareceu desorientado e até receoso, mas sai de Aveiro com uma vitória. 

Etiquetas: ,