Paulo Sousa em queda; Guarda-redes de 16 anos titular no Milan; Aubameyang não pára de marcar; Labyad e Viola dão triunfo ao Sporting B, André Silva também factura no regresso, Vitória B utiliza emprestado do FC Porto que custou 2,5 ME

Gianluigi Donnarumma entrou hoje para a história da Série A. O jovem de apenas 16 anos foi titular, por opção (sentou Diego Lopes) no Milan frente ao Sassuolo, passando a ser o mais jovem guardião de sempre a entrar de inicio no Calcio. O internacional sub-17 de Itália, que nasceu apenas em 1999, mesmo assim ainda não é o mais jovem estreante nos rossoneri, já que esse recorde pertence a Paolo Maldini, com 16 anos e 6 meses.

Na 9.ª jornada da Serie A, a Roma deslocou-se ao Artemio Franchi e bateu a Fiorentina por 2-1 e assumiu a liderança do campeonato. Salah, que foi expulso, e Gervinho deram vantagem aos romanos, tendo Babacar reduzido para a equipa Viola perto do fim, naquela que foi a 3.ª derrota seguida de Paulo Sousa. Em Turim, a Juventus somou os três pontos ao derrotar a Atalanta por 2-0, tendo os golos sido apontados por Dybala e Mandzukic (Pogba falhou uma grande penalidade). Já em Milão, o AC bateu em casa o Sassuolo por 2-1. num jogo em que a estrela foi Gianluigi Donnarumma, que aos 16 anos foi titular na baliza rossonera, sentando Diego Lopez. Bacca, de penalty (Consigli foi expulso), e Luiz Adriano apontaram os golos da vitória, tendo Berardi marcado pelo meio. Por fim, destaque para a goleada da Lazio em casa (3-0 ao Torino com golos de Lulic e Felipe Anderson, que bisou), para o triunfo fora de portas do Nápoles, agora 2.º, frente ao Chievo (golo solitário de Higuaín) e para a vitória da Sampdória em Génova perante o Hellas Verona por 4-1. Muriel, Zukanovic, Soriano e Éder marcaram para o conjunto de Walter Zenga, tendo Ionita atenuado a diferença no marcador.

Aubameyang apanhou Lewandowski na lista de melhores marcadores, com 13 golos - O Borussia de Dortmund não enfrentou problemas na receção ao Augsburgo e goleou por 5-1. Aubameyang, com mais um hat-trick (segundo consecutivo), foi o homem do encontro, no entanto destaque ainda para Reus que bisou nos golos, Kagawa que bisou nas assistências e Güngogan, com a habitual qualidade no miolo e também uma assistência. Já o Mönchengladbach, desde que André Schubert assumiu o comando da equipa, só sabe vencer no campeonato (5 vitórias com Schubert; 5 derrotas com Favre). Desta feita derrotou o Schalke por 3-1, com Raffael (em grande forma, golo e assistência), Stindl (que ainda falhou um penálti) e Korb a faturarem, ao passo que os mineiros ainda chegaram a empatar a uma bola com um auto-golo de Christiensen.

Portimonense em grande; Montoya, Otávio, que está nos vimaranenses por empréstimo do FC Porto (que o comprou por 2,5 ME por anos 33% do passe) e Dourado jogaram no triunfo do Vit. Guimarães frente ao Gil Vicente (1-0) - O Sporting B, com golos de Rafael Barbosa, Viola e Labyad, foi aos Açores vencer por 3-2 e subiu ao 3.º lugar da II Liga; Já o FC Porto, no regresso de André Silva (marcou de penalti, empatou, em casa, a 2 com a Oliveirense (Sérgio Ribeiro fez o outro golos dos portistas; Mas esta foi essencialmente uma boa jornada para o Portimonense, que com a vitória em Marvila frente ao Oriental (2-1) isolou-se no 2.º lugar da II Liga a 3 pontos dos portistas; Já o Atlético, que dividia a posição com os algarvios, perdeu, em casa, com o Desp. Aves (0-1). Nota ainda para Capucho que se estreou no Varzim com uma vitória, por 3-0, frente ao Desp. Chaves.

Etiquetas: ,