O n.º 1 em Portugal

O Visão de Mercado comemora hoje seis anos de vida.

Olhando para trás, todos os que integram ou integraram este projecto não podem sentir nada mais que não orgulho na construção de algo que atingiu um patamar que poucos pensariam ser possível no primeiro dia - ser o blog mais visitado de sempre em Portugal. Mais do que números, leitores ou comentários, o Visão de Mercado deixou e continua a deixar a sua marca na informação nacional, a promover o debate e discutir ideias, e esse é um legado que o tempo não apagará. Ame-se ou odeie-se, o VM é um veículo de opinião imparcial, exprimindo-as sem recorrer a subterfúrgios, agendas escondidas, e sem ter como objectivo transmitir determinadas ideologias.

Temos a noção que a nossa Visão não é perfeita, ou pelo menos nem sempre vai ao encontro do que alguns leitores pretendem, mas sejam os textos melhor ou pior construídos, com opiniões mais ou menos fundamentadas, e com as quais concordem ou discordem, o objectivo é sempre apresentar e discutir assuntos e pontos de vista alternativos à comunicação social tradicional de um modo construtivo e civilizado. E com a ajuda dos visitantes, essa meta tem sido alcançada, e por isso mesmo podemos dizer que este é um espaço de excelência.

Mesmo em momentos mais complicados - e esta época, fruto do que se passou no Defeso, já se sabia que ia ser dificil ao nível do debate, o que tem levado à rejeição de milhares de comentários - muitos leitores continuam a enriquecer a caixa de comentários, com visões ponderadas, educadas, e isso é algo que nos orgulha. Neste capítulo, e apesar de não conseguirmos anunciar todos, queremos destacar o:
Rodrigo e Fábio Teixeira - "polivalência"
António Vilares, Awesome_Mark, Kacal, Luís Borges e LuisRafaelSCP - "Fair-play"
Tiago Martins - Futebol Nacional
João Lains - Futebol Internacional
Rabensandratana - Extra-"grandes"
João Dias - "Às vezes complicado na maneira como tenta defender a sua visão, mas com um estilo próprio e coerente"
Nuno R - NBA
Filipe Ribeiro, Kafka e Rodolfo Trindade - "Nem sempre isento mas conhecedor"
Pedro Barata - "Isento, muito conhecedor e com uma opinião própria (mesmo quando o fácil é criticar o Ramos)"
Natan Fox - Brasileirão
Logen - Ténis
Rafael Vicente - Ciclismo
Fábio Coutada, Flávio Trindade e Crow - "Atentos à actualidade"
João Magalhães - Futebol de formação

Outro ponto que valoriza o Visão de Mercado é a participação de várias pessoas com textos associados à Visão do Leitor, que enriqueceram ainda mais os conteúdos deste espaço, como o:
Pedro Pateira,
João Lains,
Pedro Barata,
Nuno R.
Inês Sampaio
António Hess
Fábio Teixeira
João Magalhães e Rui Valente, com o VM Scouting,
Renato Santarem
Flávio Trindade
Pedro Coutinho
ou o Rodrigo Ferreira

É impossível dizer onde estará o VM daqui a seis anos. Existem demasiadas possibilidades, demasiadas opções disponíveis. Qualquer que seja o formato, a plataforma ou o modelo, esperamos apenas continuar a merecer a confiança e não desiludir todos os que nos acompanham actualmente, e virão a acompanhar nos próximos tempos.

Etiquetas: