«Não me sinto enganado, mas fiquei triste»; Alemanha terá comprado o Mundial'2006; Aston Villa empresta Joe Cole; José Fonte até 2018

É natural a frustração do Português, que quando saiu do FC Porto embarcou num projecto que parecia ser o "novo PSG / City" mas que agora se vê limitado a nível de competitividade. E João Moutinho, aos 29 anos, começa a ver escoar o tempo para alinhar numa equipa que lute por todas as competições em que está inserida, tornando-se assim cada vez mais difícil concretizar o sonho que o próprio afirma ter em ganhar a Champions.

João Moutinho, desde 2013 no Mónaco, afirmou hoje o seu desagrado em relação à mudança de projecto do Mónaco. "O projecto foi alterado. É diferente daquele que havia quando cheguei. Houve sempre saídas no clubes onde estive, mas isso não me impediu de ficar mais três ou quatro anos. Não me sinto enganado, mas fiquei triste. Quero jogar numa equipa que entre em todas as competições para ganhar, e com este projecto é difícil. É frustrante, claro", disse o médio, que salientou ainda que tem como "Objectivo vencer, pelo menos uma vez, a Liga dos Campeões. É para isso que trabalho, e aqui é muito difícil. Mas agora estou no Mónaco e focado no clube". Finalmente, Moutinho disse que o objetivo esta época é terminar em terceiro no campeonato, vencer uma das taças e porque não a Liga Europa?".

O manto de suspeição sobre a FIFA parece ser infindável - Novo caso de alegada corrupção a envolver o orgão máximo do futebol Mundial, e nomeadamente a atribuição das sedes dos Mundiais de futebol. O Semanário Alemão "Der Spiegel" acusou o comité organizador do Mundial da Alemanha em 2006 de utilizar uma conta secreta para comprar votos para conseguir a eleição, o que levou a FIFA a iniciar investigações sobre o processo. "São acusações muito graves", diz a FIFA. Segundo a publicação Germânica, os organizadores do Mundial abriram em 2000 uma conta na qual o à altura chefe da Adidas, Robert Dreyfuss, terá colocado 10,3 milhões  de Francos Suíços, dinheiro esse usado para comprar os 4 votos asiáticos, tendo o comité organizador devolvido, posteriormente, 6,7 Milhões de Euros a Dreyfuss, num triângulo financeiro com a colaboração da FIFA.

Mais de 50 jogos pela Selecção, várias épocas a alto nível no Chelesa (onde venceu 10 títulos), mas uma carreira precocemente em declínio (tem 33 anos e as últimas épocas foram a um nível já muito baixo) - Joe Cole, Internacional Inglês, foi emprestado pelo Aston Villa ao Coventry City. O criativo, que na época passada atuou apenas em 13 encontros pelo conjunto de Birmingham, foi cedido por  um mês ao emblema da League One.

Um verdadeiro exemplo. Depois de não vingar no Sporting e de andar de empréstimo em empréstimo durante a sua ligação contratual ao Benfica, o central  andou seis épocas pelas divisões secundárias de Inglaterra até chegar à PL, onde vai já na quarta época como titular, sendo respeitado por todos e conquistando um lugar na Selecção Nacional - José Fonte renovou o seu contrato com o Southampton até 2018. O defesa Português, no clube desde 2009, disse sentir-se "feliz" no Saints, onde tem sido "bem sucedido", agradecendo ainda a "confiança de todo o Staff". Por seu lado, Les Reed, director executivo do clube, considerou Fonte "um grande exemplo para os jovens. Como defesa, ele apresentou qualidades de liderança que todos os jovens aspiram ter e é bom que eles vejam um exemplo de prolongada dedicação ao clube. Estamos seguros de que ele vai tornar-se uma lenda do Southampton e ganhar algum título muito em breve", rematou.

Etiquetas: , , ,