Lewandowski, Aubameyang e Radzinevičius são os melhores marcadores na Europa; Ronaldo divide o 25.º lugar com Jonas

Quem vai suceder a Ronaldo? Ainda falta muita época, mas este arranque está a ser atípico em termos de goleadores. Neymar é o melhor da La Liga, Vardy domina em Inglaterra, enquanto Messi ainda só tem 3 golos no campeonato.

Desde 1971-72 que um jogador da Bundesliga não vence a Bota de Ouro, prémio que distingue o melhor marcador dos campeonatos europeus. na altura Gerd Müller, do Bayern de Munique, arrebatou o título. Mas este ano, Lewandowski e Aubameyang parecem querer fazer história e terminar com o ciclo de vitórias de Ronaldo e Messi (só Suárez, se conseguiu intrometer entre os 2 Et's nos últimos 6 anos). Os 2 avançados lideram neste momento a corrida à Bota de Ouro, com 26 pontos, sendo apenas igualados pelo lituano Tomas Radzinevičius, do Suduva. O brasileiro Alex Teixeira, apesar de até ter mais golos (16 contra 13 dos avançados de Bayern e Dortmund) ocupa o 4.º lugar, com 24 pontos, num top em que a surpresa é Vardy, que já facturou 10 vezes na Premier League, e a novidade é o 25.º lugar de Ronaldo, com apenas 7 golos (os mesmos de Jonas, Nolito e Suárez).

PS: Portugal à semelhança de Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha beneficia de um coeficiente de 2 pontos (está entre os 5 melhores campeonatos da Europa); Por exemplo ligas como a francesa, ucraniana, russa e holandesa são cotadas apenas com 1.5, outras mais secundárias (da Lituânia, Finlândia ou Letónia) só tem 1 ponto.

Etiquetas: