FC Porto encaixou 27 ME na Champions, Sporting e Benfica 14,5, Juventus superou o Barcelona; Dortmund regressa às vitórias; Mónaco volta a escorregar

Estar fora da Champions no contexto actual, principalmente para equipas fora do Big 4, acaba por tornar a concorrência interna desigual com as equipas que estão na prova milionária.

A UEFA revelou os valores distribuídos na última época nas suas principais provas de clubes. A nível nacional, o F.C. Porto foi a equipa que auferiu mais, cerca de 27,3 milhões de euros pela participação na Liga dos Campeões 2014/15, contra os 14,5 milhões arrecadados pelo Benfica e pelo Sporting, afastados na fase de grupos. Já a Juventus, finalista derrotada da Champions na temporada passada, foi o conjunto que recebeu mais dinheiro da UEFA em 2014/15, chegando aos 89,1 milhões de euros. A vantagem sobre o Barcelona, campeão europeu, que terminou com 61 milhões de euros, fica a dever-se às diferenças em termos de verbas de direitos televisivos ou 'market pool'. No que diz respeito à Liga Europa, e com uma quota de mercado de um milhão de euros relativa aos direitos de transmissão, os dois clubes portugueses que competiram desde o início naquela prova, o Estoril-Praia e o Rio Ave, auferiram valores muito aproximados, uma vez que nenhum deles foi além da fase de grupos. Alinhando no grupo E, a "equipa da linha" auferiu 2,715 milhões de euros, enquanto o conjunto vila-condense, que competiu no grupo J, ficou-se pelos 2,615 milhões de euros. Proveniente da Liga dos Campeões, o Sporting competiu nos 16 avos de final, nos quais foi eliminado, e recebeu relativo à quota de mercado 187,329 mil euros mais o prémio de participação de 200.000 euros.

Equipa de Tuchel, que hoje defrontou a antiga equipa, vinha de 4 desaires (3 empates e a humilhação de Munique) - O Dortmund abriu a jornada 9 da Bundesliga com um triunfo no terreno do Mainz, por 2-0. Reus (que ainda falhou um penalti) abriu o activo, enquanto que Mkhitaryan, bem assistido por Aubameyang, fez o resultado final. 

Quarto empate consecutivo para a equipa de Jardim, que apostou em Moutinho, Bernardo e Cavaleiro no 11 titular - Indirectamente é um bom resultado para o PSG. O Mónaco empatou em casa frente ao Lyon (1-1), no jogo que abriu a 10.ª jornada da Ligue 1. Pasalic colocou os monegascos na frente mas a 6 minutos do fim, já depois de Wallace ter deixado o emblema do Principado em inferioridade numérica, devido a expulsão, Rafael fez o empate. Com 16 pontos, o Lyon subiu provisoriamente ao quinto posto, enquanto o Mónaco, com 14, segue no 10.º posto.

Etiquetas: , , , ,