Bolt correu 7 minutos em 2015, Messi 6.457, Pinot 16.837

Por mais que se goste de colocar em confronto atletas de diferentes modalidades, de modo a descobrir qual o melhor, há diferenças evidentes que tornam qualquer comparação impossível de ser justa ou ate realista. Mesmo assim deixamos a questão: qual é o melhor desportista da actualidade?

Todas as modalidades apresentam as suas próprias regras e tem como bases ideias que as distinguem das outras. No entanto, o tempo é um elemento comum à maioria dos desportos. Neste sentido o L'Equipe fez uma comparação com o tempo gasto em competição por seis atletas de modalidades diferentes na última época. Os desportistas escolhidos foram Usain Bolt, do Atletismo, Lionel Messi, avançado do Barcelona, Lebron James, SF dos Cavs, Teddy Riner, campeão olímpico de Judo, Thierry Dusautoir, capitão da selecção francesa de Rugby e Thibaut Pinot, um dos 15 melhores ciclistas do Mundo. Ora, de acordo com a publicação francesa, Bolt esteve ao todo sete minutos em competição. O jamaicano participou em 18 corridas, 6 de 100 metros, 6 de 200 metros, uma de 400 metros, e 5 de 4x100 m. No outro extremo, está Pinot, que este ano venceu a mítica etapa do Alpe d'Huez. O jovem francês disputou um total de 16.837 minutos. Riner esteve 52 minutos no Ringue em 2015, bastante menos que Dusautoir (2.270), LeBron (3.337) e Messi (6.457) nas respectivas disciplinas.


Claro que estes dados não são totalmente verdadeiros já que não tem em conta o tempo de treino, que também varia substancialmente consoante o desporto praticado. Mas na sequência disto Julien Pinot, treinador de Thibaut, afirmou que o ciclista francês gasta cerca de 53.000 minutos só a treinar ao longo do ano. 

Etiquetas: