"Pequenos" agigantam-se mas o líder mantém-se imparável

Estádios lotados, emoções fortes, golos, e bons espetáculos de futebol. Ingredientes são o que não falta neste que é o caldeirão do principal escalão britânico. A todos eles junta-se o aroma das surpresas, tendo esta sido uma ronda recheada das mesmas. No derby londrino, o Crystal Palace, letal no contra-ataque, agravou a crise do Chelsea. A falta de ideias na construção e sub-rendimento de elementos outrora preponderantes conseguem ser menos preocupantes que a ausência de processos defensivos nos Blues que enfrentaram um conjunto personalizado e cada vez mais virado para o ataque. Mais a norte, começa a soar o alarme em Anfield. O Liverpool foi devorado pelo grande “case study” deste início de época. O West Ham, que só ganhou fora aos grandes, não encontrou problemas em ocupar todo o terreno e aproveitar uma tarde infeliz de Lovren. Já os Reds voltaram a mostrar problemas em ligar setores e imprimir maior intensidade. Quem também não saíu a rir foram os pupilos de Van Gaal, que não obstante a boa entrada e os bons momentos de circulação de bola, não deixaram de lado a inconsistência nas diferentes fases do jogo e foram superados por um Swansea muito bem organizado e a aproveitar qualquer espaço oferecido. Todavia, há ainda quem esteja em estado de graça e no Etihad mora uma equipa que conta por triunfos as partidas realizadas, tendo já alcançado a dezena de golos e mantendo inviolável a sua baliza. O vice-campeão City, reforça assim a candidatura ao título, mesmo que este tenha sido o encontro menos exuberante de todos. Contudo, o Watford nunca demonstrou argumentos para contrariar os Citizens e Sterling finalmente começa a perder a timidez, tendo sido essencial para quebrar a barreira montada por Quique Flores.

No restante da jornada, destaque para o triunfo de um Arsenal cada vez menos entusiasmante e cada vez mais pragmático em Newcastle. Reforçada ficou a necessidade de adquirir uma referência, tendo sido a expulsão prematura de Mitrovic um importante contributo. Mais emocionante foi o embate entre Stoke e West Brom, com os orientados de Tony Pulis a conquistarem os seus primeiros três pontos contra os Potters reduzidos a 9 desde bem cedo. Quem também se estreou a vencer foi o Southampton, contando com a inspiração dos seus avançados e a falta dela no lado do Norwich. O clássico entre Spurs e Toffees acabou empatado devido a um fantástico Howard. Igualados também ficaram os embates entre Villa e Sunderland, em mais uma partida movimentada e que levanta vários pontos de interrogação no que toca à manutenção, e entre Bournemouth e Leicester. O estilo mais expectante e de aposta no contragolpe em momentos-chave do jogo continuam a dar frutos aos Foxes, ao passo que os Cherries não deixam de estar a operar uma estreia muito positiva na Premeirship.

Onze Ideal: Howard (Everton), Cresswell (West Ham), Mbemba (Newcastle), Delaney (Crystal Palace), Tomkins (West Ham), Fernandinho (Manchester City), Ramsey (Arsenal), Sinclair (Aston Villa), Ayew (Swansea), Sako (Crystal Palace) e Gomis (Swansea)
MVP: Sako (Crystal Palace) - Perdido no Championship, o médio ofensivo francês foi uma das apostas fortes de Pardew para este novo ano. Se as primeiras jornadas já tinham sido promissoras, foi na casa do campeão que o jogador culminou um início de época em grande. Uma autêntica besta, que fazendo proveito das fragilidades defensivas do Chelsea, espalhou magia com a sua potência e velocidade, capitalizando uma exibição memorável com um golo e uma assistência, interferindo assim diretamente no marcador.
Jogador a Seguir: Mbemba (Newcastle) - Vários foram os nomes sonantes que aterraram em St. James Park neste defeso mas nenhum outro tem confirmado tanto as expectativas como o ex-Anderlecht. Esta semana, foi um muro na defesa e não se limitou a esse papel, tentando igualmente incorporar-se num ataque inerte durante quase toda a parte do encontro. Dos poucos destaques dos Magpies, que apesar de continuarem terríveis no ataque, viram McClaren melhorar muito daquilo que são os processos defensivos do histórico de Tine and Wear. Se mantiver o nível e demonstrar regularmente esta concentração, será certamente um caso sério no futuro.
Treinador da Jornada: Slaven Bilić (West Ham)
Melhor Jogo: Swansea vs Manchester United (2-1)
Outros Destaques: Wilson e Silva. O primeiro continua a ser sinónimo de pontos e junta-se a Mahrez e Gomis na lista de melhores marcadores (4), enquanto o segundo é o Rei das Assistências, registando a mesma marca e tendo também cimentado a posição nesta jornada; West Brom e Southampton. Somaram os seus primeiros três pontos, com a coesão defensiva dos Baggies e o trio ofensivo dos Saints em destaque; Pardew e Monk. Continuam a dar cartas, foram dos treinadores com melhor visão de mercado e neste início de campeonato, juntam aos resultados positivos o bom futebol, ocupando inclusivamente um lugar de Liga dos Campeões.
As Desilusões: O futebol dos quatro candidatos. À exceção do corrente líder, os grandes estão a deixar muito a desejar e algumas defesas insistem em meter água, com o Arsenal acabando como único sobrevivente; Newcastle e Stoke. Mesmo investindo elevadas quantias, são igualmente deceções até ao momento não somando qualquer triunfo, com Mitrovic e Afellay, dois dos nomes mais sonantes a chegarem, a serem expulsos de forma infantil e a desfalcarem os seus conjuntos para o resto das respetivas partidas nesta jornada; Wijnaldum, Firmino e Holebas. São outros dos reforços que estiveram igualmente apagados e dos quais já se esperava mais neste começo de temporada.
Menção Honrosa: Yannick Bolaise. Apenas alguns dias depois de perder o pai e de ter ido ao seu país para estar com a família, este fez questão de avisar a Pardew que estava pronto a regressar aos relvados e partilhou a vontade de estar envolvido naquilo que mais dava gosto ao seu progenitor. Este último, tinha por norma seguir todas as partidas do Palace no estádio. A verdade é que o irreverente congolês, na condição de suplente utilizado, foi um dos elementos mais importantes na ofensiva dos Eagles (carimbou uma assistência) que acabaram por somar os 3 pontos. O futebol ainda é um espaço importante na superação de momentos mais difíceis da vida. Nota ainda para os vários elogios dirigidos a Mourinho, que depois de ficar a saber o porquê do adversário ter jogado com faixas negras, procurou o avançado por Stamford Bridge e dirigiu-lhe as condolências.

Visão dos Leitores (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Awesome_Mark e Rúben Gomes

Etiquetas: