«Danilo não esteve perto... o Danilo esteve no Sporting»; Müller e Falcao tem as melhores médias de golos na UEFA; Águas e Eusébio à frente de Ronaldo

Está a fazer falta? Curiosamente a alternativa, Bruno Paulista, apesar de ter sido o reforço mais caro dos leões, nem com a ausência de William teve minutos (e com o regresso do português não vai ser fácil ter espaço no conjunto de Jesus) - Carlos Pereira, presidente do Marítimo, numa entrevista ao jornal A Bola, revelou que a transferência de Danilo Pereira para o Sporting esteve feita mas que a hesitação dos responsáveis leoninos permitiu a ultrapassagem do FC Porto. "O Danilo não esteve perto do Sporting: o Danilo esteve no Sporting! O que falhou foi a gestão do Sporting. Falhou o acordo entre representantes do Danilo e Sporting. Enquanto o Sporting levou semanas a negociar, o FC Porto resolveu o problema em 48 horas. Entre Marítimo, Sporting e Danilo estava tudo assinado, ressalvando sempre que teria de haver acordo com os representantes do atleta", explicou o líder dos insulares. "Como se costuma dizer, quem muito dorme pouco aprende. Chamei várias vezes à atenção que para o Marítimo o dinheiro era igual a norte ou a sul. Alertei igualmente o Sporting que ou eram céleres na negociação ou iriam ser ultrapassados, por isso não foi por falta de aviso…A experiência de Pinto da Costa ao longo dos anos dá uma enorme vantagem ao FC Porto. Está muito mais habituado a lidar com números. O Benfica já vai tendo essa experiência e mais cem menos cem fecha o negócio, pois sabe que amanhã poderá ser tarde", referiu.

Cristiano Ronaldo, com o hattrick ao Shakhtar, chegou aos 83 golos e ultrapassou Messi como a melhor marcador de sempre nas provas da UEFA. No entanto, a nível de média de golos o internacional português do Real Madrid não figura sequer nos 10 mais. O organismo que tutela o futebol europeu indicou hoje o Top com os jogadores mais eficazes da história, pertencendo a Gerd Müller, antigo "bombardeiro" do Bayern o 1.º lugar, com uma média de 0,97 golos por jogo, curiosamente na 2.ª posição aparece Falcao, antigo avançado do FC Porto. No que diz respeito à Liga/Taça dos Campeões destaque para a presença de José Águias na 5.ª posição e de Eusébio na 8.ª.

Média de golos por jogo na UEFA Champions League/Taça dos Clubes Campeões Europeus:
0,97: Gerd Müller (FC Bayern München) – 34 golos em 35 jogos
0,86: José Altafini (AC Milan, Juventus) – 24 golos em 28 jogos
0,85: Ferenc Puskás (Budapest Honvéd FC, Real Madrid CF) – 35 golos em 41 jogos
0,84: Alfredo Di Stéfano (Real Madrid CF) – 49 golos em 58 jogos
0,82: José Águas (SL Benfica) – 18 golos em 22 jogos
0,77: Lionel Messi (FC Barcelona) – 77 golos em 100 jogos
0,76: Jean-Pierre Papin (Olympique de Marseille, AC Milan) – 28 golos em 37 jogos
0,75: Eusébio (SL Benfica) – 47 golos em 63 jogos
0,74: Ruud van Nistelrooy (PSV Eindhoven, Manchester United FC, Real Madrid CF) – 60 golos em 81 jogos
0,68: Marco van Basten (AFC Ajax, AC Milan) – 19 golos em 28 jogos

Média de golos por jogo em todas as provas de clubes da UEFA (só foram considerados elementos que realizaram pelo menos 20 partidas):
0,90: Radamel Falcao (FC Porto, Club Atlético de Madrid) – 38 golos em 42 jogos
0,87: Gerd Müller (FC Bayern München) – 62 golos em 71 jogos
0,86: Stéphane Guivarc'h (AJ Auxerre, Stade Rennais FC, Newcastle United FC) – 24 golos em 28 jogos
0,82: Ivan Mráz (ŠK Slovan Bratislava, AC Sparta Praha, FK Dukla Praha) – 18 golos em 22 jogos
0,86: Ferenc Puskás (Budapest Honvéd FC, Real Madrid CF) – 37 golos em 43 jogos
0,83: Alfredo Di Stéfano (Real Madrid CF) – 50 golos em 60 jogos
0,81: Jupp Heynckes (VfL Borussia Mönchengladbach) – 45 golos em 55 jogos
0,80: Kees Kist (AZ Alkmaar, Paris Saint-Germain) – 20 golos em 25 jogos
0,80: Denis Law (Manchester United FC) – 20 golos em 25 jogos
0,80: Kevin Hector (Derby County FC) – 16 golos em 20 jogos 

Etiquetas: ,